Biologia, perguntado por BreakingTheSystem, 5 meses atrás

1)Pesquise na Internet exemplos de contaminações que ocorreram na natureza com substâncias que se acumulam nos organismos vivos.
2) Foi encontrada uma alta quantidade de DDT (inseticida usado nas lavouras) no organismos de ursos polares. Explique como isso é possível, já que os ursos polares não vivem em lugares onde o DDT é aplicado.
3) Pensando em Magnificação Trófica e de acordo com sua posição na cadeia alimentar, diga qual peixe é mais seguro, do ponto de vista da ingestão de substâncias tóxicas (poluentes), para nos alimentarmos, Atum ou Sardinha?

Soluções para a tarefa

Respondido por AnnyJuliana
1

Resposta:

1-

vamos lá :)

Geralmente resultantes de processos industriais, substâncias como o mercúrio, o chumbo e o cádmio são classificados como metais pesados e têm uma capacidade tóxica altíssima. Eles se acumulam no organismo e podem causar sérios problemas, como câncer ou outras doenças.

2-O Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) se tornou um dos mais conhecidos inseticidas de baixo custo. Começou a ser utilizado na Segunda Guerra Mundial para eliminar insetos e combater as doenças emitidas por eles como a Malária, Tifo e Febre amarela, era usado também por fazendeiros para controlar pestes agrícolas.

O DDT demora de 4 a 30 anos para se degradar, o principal problema é sua ação indiscriminada, que atinge tanto as pragas quanto o resto da fauna e flora da área afetada, além de se infiltrar na água contaminando os mananciais, esse inseticida interrompe o equilíbrio natural no meio ambiente.

A magnificação biológica, magnificação trófica, ou ainda bioacumulação é um evento negativo originário de uma quantidade significativa de resíduos ou substâncias tóxicas acumuladas em um nível trófico da cadeia alimentar, com capacidade de atingir outros níveis tróficos da cadeia, prejudicando o equilíbrio dos organismos envolvidos, pois eles irão absorver essas substâncias futuramente.

Exemplo de bioacumulação / magnificação biológica: água contém 0,10 ppt (partes por trilhão de mercurio). Esta concentração pode chegar a 4,8 milhões ppt em um ovo de uma ave que se alimenta de peixes.  Ilustração:

O excesso dessas substâncias representa uma ameaça direta para os organismos vegetais e animais presentes no ambiente. A forma indireta ocorre por meio da ingestão de alimentos contaminados. Na segunda situação o homem também é prejudicado.

De forma resumida, a bioacumulação é o aumento de concentrações de substâncias químicas em organismos biológicos ao longo do tempo.

espero ter ajudado


BreakingTheSystem: Excelente!
AnnyJuliana: obg
Perguntas interessantes