1- Para Sócrates, o que é a Filosofia?
2- Por que não é possível apontar uma resposta concreta sobre o que é a Filosofia? E qual é a resposta genérica
para essa pergunta?
3- Explique a frase: "a filosofia, mais rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos".
4- De acordo com a professora Marilena Chaui, para que serve a atividade filosófica?
5- Descreva as origens da filosofia ocidental e da filosofia oriental:
6- Por que a Filosofia não tem utilidade? Explique:
7- Como a filosofia é ensinada no Brasil?
8- Para que servia a filosofia segundo os gregos pré-socráticos?
9- Segunda a filosofia, como se formam os conceitos?
10- Como os medievais descreviam a filosofia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1= Para Sócrates, a Filosofia seria um olhar para dentro de si e uma forma de extrair as ideias verdadeiras sobre aquilo que o próprio ser humano desenvolveu mediante a criação das sociedades. Para os helenistas, a Filosofia era uma espécie de prática de vida para alcançar a plenitude e a felicidade.
2= Não é possível apresentar uma resposta pronta, definitiva e última para a ... o meio com uma intervenção concreta, a Filosofia não serve para nada. A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. A Filosofia é, portanto, uma atividade que problematiza, ou seja, coloca questões em jogo, respondendo a cada pergunta com uma nova pergunta – o que faz o pensamento manter-se sempre em movimento. ...
3= A filosofia, mais rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos. ... É porque o conceito deve ser criado que ele remete ao filósofo, como àquele que o tem em potencial, ou que guarda a sua potência e competência.
4=Marilena Chaui, professora emérita de Filosofia da USP, diz que a atividade filosófica vem para colocar em questão as nossas crenças costumeiras.
5= Segundo uma enorme gama de historiadores, o começo da filosofia Ocidental originou-se nas cidades gregas, com Tales de Mileto, que estava ativo no século VI a.C. Os mais notáveis estudantes de Tales foram Anaximandro e Anaxímenes de Mileto. Outros pensadores e escolas/tradições apareceram ao longo da Grécia.
6= Muitos acusam a Filosofia de não ter utilidade alguma, pois ela não apresenta nada de concreto e útil em suas teses. Em partes, é verdade. A Filosofia não atua de maneira prática e concreta, modificando visivelmente o mundo.
7= No período colonial brasileiro, a filosofia é implantada pelos jesuítas, e apesar de não haver registros que se refiram a um ensino da filosofia ou documentos essencialmente filosóficos, foram os jesuítas que iniciaram o processo de construção de um pensamento filosófico e teológico aos moldes ocidentais em sol ...
8= A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.
9= A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. ... Este, quando solicitado por um rei a demonstrar seu saber, disse-lhe que não era sábio, mas Filósofo, ou seja, amigo da sabedoria.
10= A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.