1. Para que uma proposta metodológica seja emancipadora, deve haver um mapeamento de quem são os alunos, como vivem e quais são suas experiências. Torna-se essencial que os educadores identifiquem seus conhecimentos prévios e, desta forma, possam estabelecer estratégias de confronto entre esses elementos e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los. De forma que, igualmente importante, o planejamento do trabalho do professor possa considerar (marque a alternativa correta):
( ) os saberes úteis a um ensino que interesse aos alunos, visando à preparação para a vida adulta
( ) as vivências e os interesses dos alunos para que eles se conheçam e se reconheçam, desenvolvendo sua identidade individual e de grupo
( ) a progressão do ensino, de maneira que se parta do conhecimento fácil para o difícil, e do próximo para o distante.
( ) as habilidades e competências de cada um dos alunos para que o ensino escolar os prepare para ter sucesso somente no mercado de trabalho.
( ) o exercício dos aspectos cognitivos para que se obtenha memorização funcional dos conteúdos escolares
2. Podemos definir o plano de aula como o planejamento das atividades pedagógico-didáticas que deve levar em consideração o processo de ensino-aprendizagem respeitando o projeto político-pedagógico da instituição escolar. Fazem parte do plano de aula os seguintes elementos (assinale a alternativa correta):
( ) avaliação de conjunto, marco referencial, diagnóstico e programação;
( ) significação, método, práxis interativa, visão de processo de avaliação;
( ) criticidade, visão atitudinal, diálogo problematizador, avaliação do processo educacional,
( ) conteúdo (o quê), objetivos (para quê), metodologia (como) e avaliação.
( ) aval do gestor escolar, disciplina, atitude problematizadora e diálogo.
3. Em se tratando de ensino, o método pode ser compreendido como (marque a alternativa correta):
( ) a forma pela qual se pode alcançar os objetivos comportamentais esperados, visando à obtenção de informações e saberes.
( ) escolha de um “caminho” para se alcançar a aprendizagem, empregando-se os procedimentos necessários para a compreensão e reflexão dos conhecimentos obtidos.
( ) seleção de estratégias e técnicas para alcançar resultados esperados na aprendizagem
( ) forma de se obter uma aprendizagem que promova mudanças no comportamento dos alunos que apresentam dificuldades emocionais ou cognitivas
( ) maneira como o professor desenvolve suas atividades para garantir que o planejamento seja cumprido em tempo hábil
Soluções para a tarefa
Questão 1
(X) as vivências e os interesses dos alunos para que eles se conheçam e se reconheçam, desenvolvendo sua identidade individual e de grupo.
O ensino precisa ser significativo ao aluno, partindo da vivência deste a fim de se construir o conhecimento. Assim, é possível haver o confronto entre os conhecimentos prévios do aluno (o que ele sabe, aquilo que ele traz de sua realidade) com o conhecimento escolar ou sistematizado (aquilo que o aluno irá aprender).
Questão 2
(X) conteúdo (o quê), objetivos (para quê), metodologia (como) e avaliação.
Cada escola precisa ter definido o seu projeto para o ano letivo que seguirá. Isso é estabelecido, de forma democrática, no projeto político-pedagógico da instituição escolar.
Os planos de aula, por sua vez, devem atender ao "quê", "para quê", o "como" e "de que forma será avaliado o aprendizado" em consonância com os objetivos do projeto.
Questão 3
(X) seleção de estratégias e técnicas para alcançar resultados esperados na aprendizagem
Trata-se da metodologia, do "como" se poderá alcançar o aprendizado, considerando o ritmo dos alunos.