Geografia, perguntado por leticiaandrade1276, 8 meses atrás

1- oque o encontro de placas causa na superfície da terra?
2- qual a relação da dorsal meso-atlântica com a separação de placas?
3- oque são zonas de subducção?

Soluções para a tarefa

Respondido por larissatosca
2

1. O encontro das placas causa inúmeras atividades geológicas na superfície da Terra. Algumas delas são os maremotos e os terremotos, formações vulcânicas e mudanças no relevo.

2. A relação entre a dorsal meso-atlântica e a separação das placas está na formação da própria dorsal, ou seja, sua origem.

3. A subducção é um processo decorrente do atrito de duas placas tectônicas de diferentes densidades. Nesse processo, as placas entram em convergência e, em consequência desse forte atrito, a placa de maior densidade afunda sob a de menor densidade.

Olá!

Agora vou tentar explicar cada processo para te ajudar a entender melhor, ok?

1. Quando duas placas se encontram, devido à atividade magmática e atividades de grande força provindas do interior da terra, alguns processos estão sujeitos a acontecer. São os processos de convergência, divergência e transformante. No caso da questão, estamos falando de um processo convergente, onde duas placas se encontram, ou seja, se movimentam em em direção a um mesmo limite. Como estamos falando de grandes placas rochosas de tamanhos inimagináveis, podemos imaginar que esses encontros vão gerar alguma consequência na superfície da Terra. No caso do encontro de duas placas de mesma densidade, é comum a ocorrência de enrugamentos na superfície, que podem formar cadeias montanhosas e cordilheiras. Quando ocorre o choque entre duas placas de densidades muito diferentes, a placa de maior densidade (geralmente são as placas oceânicas), afunda sob a de menor densidade (gerando um processo de subducção), podendo ocasionar na formação de montanhas, vulcões e grandes abalos sísmicos (nas regiões de maiores falhas).

2. No caso dos processos de divergência das placas, vemos o movimento de afastamento entre as mesmas. Como consequência desse afastamento, é comum a formação de fendas e rachaduras na crosta terrestre. Além disso, é comum ocorrer a liberação de magma através dessas rachaduras e fendas. No caso desse processo acontecer em placas oceânicas, o magma liberado acaba resfriando e se juntando às bordas das placas, assim surgem as dorsais-mesoceânicas. Como consequência dos afastamento dessa placas oceânicas, também podem ocorrer os terremotos e o surgimento de vulcões. No caso da divergência entre placas continentais, é efeito a ocorrência de terremotos e surgimento de vulcões e vales (em locais de grande fratura terrestre).

3. Como vimos na primeira questão, zonas de subducção são regiões onde o processo de convergência entre duas placas de consideráveis diferenças de densidade, gera o afundamento da placa mais densa sob a placa menos densa, como ocorre no caso da convergência entre placas oceânicas (mais densas) e as placas continentais (menos densas). Esse processo é chamado de processo de subducção. Suas consequências vão desde de a formação de montanhas e vulcões, a ocorrência de abalos sísmicos.

Espero ter ajudado! Abraço!

Perguntas interessantes