História, perguntado por nicollassaxalto, 9 meses atrás

1. O texto a seguir é de Samora Machel, líder das lutas pela libertação de Moçambique e o primeiro presidente moçambicano. Leia-o com atenção.

"Eles dizem que nós somos uma raça inferior e atrasada, com costumes primitivos, um povo ignorante que deve ser educado pela raça superior e avançada, cheia de bons costumes e de sabedoria. A Constituição portuguesa diz expressamente que a essência da nação portuguesa é “instruir” os “bárbaros”, que somos nós. Eles repetem continuamente este argumento, muito embora toda a gente veja que em Portugal há mais de 40% de analfabetos, que a miséria dos camponeses e do povo português é enorme, que seu obscurantismo não é inferior ao nosso e possuem tantas ou maiores superstições do que nós, embora diferentes."

a) Como os moçambicanos eram vistos pelo colonizador português?

b) A ideia de que os africanos deveriam ser educados pela “raça superior” está associada a uma teoria desenvolvida no século XIX. Que teoria é essa? O que ela defendia?

c) Quais são os contra-argumentos usados por Samora Machel para demonstrar as contradições existentes no discurso do colonizador?

Soluções para a tarefa

Respondido por kemillyiasmin092885
243

Resposta:

1- Eles eram vistos como simples produtores, ou seja, eles eram desprezados da sociedade.

2- A teoria do Darwinismo Social, essa teoria dizia que por características biológicas (como pele branca, olhos claros, características de povos europeus) essas pessoas seriam superiores as outras que não seguiam tais características, dizendo que uma raça seria mais evoluída que a outra.

3- "Muito embora toda gente veja que em Portugal há mais de 40% de analfabeto, que a miséria dos camponeses e do povo português é enorme, que o seu obscurantismo não é inferior ao nosso" .

Espero ter ajudado aí

Respondido por vanessafonntoura
4

a) Os moçambicanos eram vistos, pelo colonizador português, como produtores, sujeitos que faziam parte de uma "raça inferior e atrasada", como é citado pelo texto sobre a Libertação de Moçambique.

b) A ideia comum sobre os africanos serem uma raça inferior que precisaria ser educada está associada com a Teoria do Darwinismo Social que defendia a ideia de que as características biológicas, pele branca, olhos claros, só poderiam representar uma raça superior em relação às pessoas de outras raças.

c) Os contra-argumentos utilizados por Machel para representar as contradições no discurso do colonizador é o fato de que miséria dos camponeses e uma taxa de 40% de analfabetos.

Ainda sobre o Moçambique

É uma nação localizada na África que apresenta seu litoral no oceano índico. É uma ex-colônia de Portugal.

Leia mais sobre Moçambique em https://brainly.com.br/tarefa/25163648

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes