1- O que você entende por degradação do solo?
2- Comente as diferenças entre erosão e compactação do solo
3. Como se queimadas e o desmatamento podem prejudicar o sol?
4. O que é mata ciliar? Por que ela é considerada tão importante?
5. De acordo com a agricultura local(Rio dos Cedros), quais técnicas de plantio você observa? Na sua opinião, existe uma técnica de manejo do solo menos agressiva? Explique.
Soluções para a tarefa
1-A degradação do solo consiste em tudo aquilo que está relacionado à sua destruição. Ao degradar-se, o solo perde sua capacidade de produção, que mesmo com grandes quantidades de adubo não é recuperada para se tornar igual a um solo não degradado.
2-A erosão do solo é conceituada a partir da divisão entre geológica e acelerada: a primeira é responsável por causar profundas transformações de forma lenta e gradativa, sendo capaz de moldar as formações rochosas, transformar cursos de rios e modificar a estrutura do solo. A erosão acelerada, por sua vez, envolve a ação do homem
3- Desmatamentos e Queimadas. O desmatamento provocado pelas atividades humanas acelera muito a erosão natural. Vamos ver por quê. Em vez de cair direto no solo, boa parte da água da chuva bate antes na copa das árvores ou nas folhas da vegetação, que funcionam como um manto protetor.
4-A importância da mata ciliar é enorme para a flora e para a fauna. Ela funciona como uma espécie de filtro e impede a contaminação das águas por produtos poluentes, como os usados na agricultura, e possibilita a absorção de nutrientes como nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio.
5-Um Plantio de qualidade se consegue após um bom preparo de solo. Métodos tradicionais de preparo do solo. As primeiras técnicas de preparo de solo foram inspiradas nas técnicas utilizadas em países de clima temperado, como a aração, a degradagem e sacarificação. A utilização de técnicas para melhorar o solo depende do tipo de ambiente em que será realizado o plantio, de modo a implementar o melhor método de cultivo.