Biologia, perguntado por ellinemaria727, 11 meses atrás

1 – O que são anfíbios? E de exemplos
2 – como podemos classificar os anfíbios? Explique cada um deles
3 - Qual o tipo de respiração dos anfíbios?
4 – Quantas cavidades no coração os anfíbios possuem em geral?
5 – Porque os crocodilianos possuem 4 cavidades no coração e os repteis em geral só possuem 3?
6) Qual a proteína carente na pele dos anfíbios? Escreva sua função.
7) Qual o tipo de respiração dos repteis?
8) Os anfíbios e répteis são pecilotérmicos ou homeotérmicos? Justifique sua resposta.
9) Quais os órgãos que compõem o sistema digestório dos anfíbios?
10) Quantas cavidades há no coração dos anfíbios e répteis?
11) Escreva o processo de metamorfose dos anfíbios.
12) Aponte as características dos seguintes grupos de anfíbios, exemplificando.
a) Anuros
b) Urodelos
c) Ápodes
13) Escreva as características da pele dos répteis.
14) Quais os órgãos que compõem o sistema digestório dos répteis?
15) Aponte as características dos seguintes grupos de répteis, exemplificando.
a) Quelônios
b) Crocodilianos
c) Escamados
Me ajudem por favor tenho só até 12:00​

Soluções para a tarefa

Respondido por biaagondim
1

Resposta:

1- Os anfíbios são animais vertebrados que possuem uma característica bem interessante: quando nascem, são seres aquáticos, que possuem caudas e brânquias. Porém, depois de algum tempo de vida sofrem uma metamorfose (explicação sobre este fenômeno no final do texto) e se transformam em animais terrestres, com patas e narinas. Um exemplo perfeito de anfíbio é o sapo, que quando nasce é um girino e só depois se torna um sapo. Exemplos: Sapo, rã, perereca, cobras-cegas, cecílias, salamandras e etc...

2- Na classificação dos anfíbios, umas das características analisadas é a presença de cauda e patas. Esses animais podem ser classificados em anuros, urodelos e gymnophiona.

Anuros: Os anuros são o grupo de anfíbios mais bem-sucedidos e apresentam mais de 4 mil espécies. Alguns autores acreditam que esse sucesso está no fato de os anuros apresentarem variados modos de locomoção, como saltos, natação e escalada. Eles são encontrados em todos os continentes, com exceção da Antártida, e, como exemplo desses animais, podemos citar sapos, pererecas e rãs.

Urodelos: Quando comparados aos anuros, os urodelos apresentam poucos representantes, com aproximadamente 515 espécies. Como exemplo desses animais, podemos citar as salamandras e os tritões. Esses animais, diferentemente dos anuros, apresentam quatro patas de tamanho praticamente iguais. Sua locomoção, portanto, é uma combinação dos movimentos das patas com ondulações laterais de seu corpo. Outro ponto importante que merece destaque é a presença neles de caudas longas.

Gymnophiona: Os Gymnophiona, ou ápodes, são animais que, como o nome indica, não possuem patas. Assim, sua locomoção é semelhante ao movimento das cobras. Esse grupo é o menos conhecido de anfíbios, e seus representantes, as cecílias ou cobras-cegas, possuem cerca de 180 espécies. A expressão “cobra-cega” é derivada do fato de que os olhos das cecílias, quando presentes, são recobertos por pele ou osso. Em algumas espécies, no entanto, observa-se a presença de uma retina com a capacidade de perceber luz. Uma outra característica importante é que, em alguns Gymnophiona, observam-se escamas dérmicas, as quais estão ausentes em outros grupos de anfíbios.

3- Sistema respiratório

No estágio larval, os anfíbios respiram por brânquias, tal como os peixes. Quando adultos, perdem as brânquias e passam a viver também em ambientes terrestres, sendo que a respiração pulmonar passa a ser sua principal via de obtenção de gases.

4- O coração apresenta três cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo. O sangue venoso, pobre em O2, vindo dos pulmões, penetra no átrio esquerdo. Os dois tipos de sangue passam para o único ventrículo onde se misturam, ainda que parcialmente.

5- Como nos anfíbios, o coração dos répteis apresenta três cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo. O coração dos répteis crocodilianos apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos (como o das aves e dos mamíferos). No entanto, mesmo nos crocodilianos observa-se  mistura dos tipos de sangue (venoso e arterial) que passam pelo coração, embora em proporção menor do que nos anfíbios.  Assim, podemos considerar a circulação dos répteis dupla e incompleta. Em função disso, os animais desse grupo são pecilodérmicos, isto é, adaptam a temperatura do corpo a temperatura do ambiente.

6-  É a queratina, nos anfíbios essa camada é muito fina, o que torna esses indivíduos ainda dependentes de locais úmidos para sobrevivência. A queratina tem a função de proteger a nossa pele e deixar ela mais forte.

7- A respiração dos répteis é pulmonar; seus pulmões são mais desenvolvidos que os dos anfíbios, apresentando dobras internas que aumentam a sua capacidade respiratória.

8- São pecilotérmicos porque a sua temperatura corporal varia de acordo com o ambiente os animais como peixe répteis e anfíbios são chamados também de animais de Sangue Frio.

9-Possuem estômago bem desenvolvido, intestino que termina em uma cloaca, glândulas como fígado e pâncreas. Seu sistema digestório produz substâncias capazes de digerir a "casca" de insetos.  Os anfíbios fazem a sua excreção através dos rins, e sua urina é abundante e bem diluída, isto é, há bastante água na urina, em relação às outras substâncias que a formam.

Perguntas interessantes