1) O que Marx analisa e defende em sua obra “ O Capital”?
Soluções para a tarefa
Em "O Capital" Marx visa discutir e fazer relações entre os conceitos de capital, trabalho e alienação.
Parte 1
Em primeiro momento Marx discute sobre as noções de capital que entram em vários subconjuntos de conceitos como dinheiro, acúmulo, excedente entre outros. Estritamente relacionados aos conceitos de trabalho e trabalhador que são forças empenhada por um indivíduo sobre uma atividade remunerada.
Estes conjuntos acabam por entrar em conflito no decorrer da obra e gerar várias críticas ao modelo capitalista de economia, pois o capital acaba muitas vezes centrado na figura de um homem rico ( burguês) e o trabalho só consegue persistir no modelo capitalista com o capital funcionando como forma de remuneração para o trabalhador.
Parte 2
Daí nós temos um reforço do conceito de luta de classes, um conflito histórico entre quem detém o capital (burguês) e quem trabalha para o capital (proletário) e como estes são as engrenagens da história, na linguagem de Marx, os personagens mais importantes que sempre protagonizaram a história do mundo: trabalhador x chefe.
A alienação é uma forma de inserção do trabalhador em uma esfera fora de suas capacidades. O trabalhador ele é obrigado a produzir além do que ele normalmente aguentaria, e o produto é o meio final comercializável, o qual possui mais valor que o trabalhador.
Agora o trabalhador está inserido em um meio que trata das suas condições de trabalho dentro de um ciclo de capital que o aliena. Ele trabalha em péssimas condições para receber sua parte do capital, o qual irá consumir dos bens que ele mesmo produziu.