Sociologia, perguntado por LAMARQUElb, 9 meses atrás

1-O que é multiculturalismo?
2-O que é relativismo cultural ?
3-O que se entende por etnocentrismo?
4-Explique relacionando traço cultural e complexo cultural
5-O que é padrão cultural ?
6-O que se entende por aculturação?
7-Diferencie contra cultura de marginalidade cultural
8-Diferencie os conceitos de raça e etnia
9-Como ocorre o conceito da aquisição cultural ?
10-Explique por que a cultura é dinâmica e como ocorre a transformação cultural ?

Soluções para a tarefa

Respondido por marcelypaolillo
39

Oii, vamos lá:^

1- Multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas.

2- Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de suax própria visão e experiência.

3- Etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence.

4- O traço cultural pode ser notado em uma cultura. Para ser mais exato, ele é posto em prática através da prática cultural, sendo uma característica dessa mesma cultura, como por exemplo, as linguagens utilizadas pelos ouvintes que fazem parte da cultura hip hop.

O complexo cultural reúne artistas com traços culturais e fazem parte da cultura, como um conjunto desses traços e experiências.

5- Padrão cultural se refere à soma total das atividades – 'atos, idéias, objetos - de um grupo; ao ajustamento dos diversos traços e complexos de uma sociedade. É aquela configuração exterior que uma cultura apresenta, traduzindo o conjunto de valores que expressa essa mesma cultura.

6- Aculturação é a interpenetração de culturas. É um termo que foi criado inicialmente por antropólogos norte-americanos para designar as mudanças que podem acontecer em uma sociedade diante de sua junção com elementos culturais externos, geralmente por meio de dominação política, militar e territorial.

7- Marginalidade é algo que está entrando na cultura de muitas pessoas, brasileiros, esse tipo de cultura errada esta mais presente em famílias de renda baixa. É uma prática errada e não devemos achar normal. Isso mata pessoas, e a sociedade não se desenvolve.

8- Etnia é um grupo definido pela mesma origem, afinidades linguísticas e culturais, enquanto que raça como distinção entre os homens é um conceito socialmente construído de que existiriam diferenças biológicas entre as etnias.

9- Quando se consegue material ou ideologicamente incorporar elementos de uma determinada cultura.

10- A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.

Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.

Espero ter ajudado, bjuss.

Perguntas interessantes