Geografia, perguntado por melo06304, 6 meses atrás

1- O que é cartografia? Explique a crescente importância da cartografia. 2- Faça um resumo sobre a formas de orientação. 3- Diga o que são paralelos, meridianos e coordenadas geográficas. 4- Faça um desenho representando as zonas climáticas da terra 5- Explique solsticio e equinocio. 6- Faça a leitura do infográfico das paginas 36 e 37. 7- Explique os fusos horários. 8- O que é linha internacional da data? 9- Por que as horas aumentam para o leste e diminuem para oeste? 10- Comente sobre os fusos horários brasileiros.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ChristianXou
2

Resposta:

1) A cartografia é a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas. A cartografia permite também a espacialização de informações geográficas úteis para tomadas de decisões na esfera polícia, gestão e planejamento e para o desenvolvimento de estratégias de caráter político, social ou econômico. Para tal, são utilizados os mapas: políticos.

2) Desde antigamente, o homem tinha a necessidade de se orientar e localizar se no espaço, principalmente durante as navegações era essencial esses conhecimentos. Por isso, foram criados alguns meios de se orientar e localizar se em um espaço. Os mais antigos são :Os mapas ,as bussolas ,alguns astros como(o sol, lua e o cruzeiro do sul)

. Os mapas: a representação da superfície terrestre, através deles podemos obter informações como a geologia, fenômenos físicos e socioeconômicos de um determinado lugar.

Ex: Os mapas mundi, cartas topográficas ,plantas e globo terrestre

Uma curiosidade sobre os mapas e que eles foram elaborados Primeiramente em uma das civilizações mais antigas a cerca de 2500 a.c, na mesopotâmia, pelos os sumérios (povos que habitavam a região sul) .Dai percebe o quanto o homem tentava se orientar e organizar se no espaço em q vivia .

Bússola: É baseada nas rosas dos ventos .Ela e um instrumento muito utilizado pois permite saber onde esta o ponto norte de um local .Ela funciona através de sua agulha imantada que aponta para o polo norte magnético da terra.(Esse norte magnético e como um ima que atrai a agulha )

.Nela ,estão inserida pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

Os mais importantes são os cardeais: N(norte). S(sul). L (leste) e O (oeste)

Astros (sol):  Sabemos que na realidade a terra gira em torno do sol, mas para nos aqui na terra o sol e que se movimenta. Por isso, percebeu q o sol sempre nascia na mesma direção e se põe tbm na mesma direção.

O sol nasce no leste ,e se põe no oeste . sabendo disso conseguimos definir os outros pontos.  O cruzeiro do sul tem a estrela acrux que indica a posição sul.

Atualmente ,usamos o GPS(um sistema de posicionamento global).

3) Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro.

Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste.

Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. A distância das coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos.

4 )Não dá para fazer o desenho...

5) O solstício: representa o posicionamento do Sol em seu limite máximo, isto é, o Sol estará em seu auge ao norte ou ao sul. Essa maior declinação do Sol em relação à Linha do Equador tem como consequência a maior iluminação de um dos hemisférios. Esse fenômeno ocorre em dois momentos do ano, em junho e em dezembro.  Quando a incidência solar é maior em um dos hemisférios, ocorre o solstício de verão. Já quando a incidência solar é menor em um dos hemisférios, ocorre o solstício de inverno. O solstício de verão é caracterizado por ter os dias mais longos do que as noites. No solstício de inverno, as noites são mais longas do que os dias.

O equinócio: representa o posicionamento médio do Sol em relação à Terra, isto é, nenhum dos hemisférios está inclinado em relação ao Sol, estando incidindo seus raios diretamente sobre a Linha do Equador, iluminando, então, igualmente os dois hemisférios. Esse fenômeno ocorre em dois momentos do ano, em março e em setembro.  A ocorrência do equinócio dá início à primavera e ao outono. Em razão da mesma intensidade dos raios solares em ambos os hemisférios, os dias e as noites possuem a mesma duração.

ESPERO TER AJUDADO, SE PUDER MARCAR COMO MELHOR RESPOSTA, AGRADEÇO!!!

TMJJJJJJ

OBSERVAÇÃO: O RESTO DAS RESPOSTAS CONTINUAM NOS COMENTÁRIOS, POIS O BRAINLY SÓ PERMITE UM TANTO DE CARACTERES...


ChristianXou: 7) Os fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas fusiformes em que convencionalmente se divide a Terra para efeitos de definição (ou atribuição) horária de acordo com o movimento aparente do Sol.
ChristianXou: 8) A Linha Internacional de Data (LID) – também conhecida como linha internacional de mudança de data – é um traçado imaginário no Oceano Pacífico, mais precisamente na região que separa o continente americano da Oceania e da Ásia. Costuma ser conhecida por ser o antimeridiano de Greenwich. Sua função é a de estabelecer a separação entre o início e o final do dia civil na Terra.
ChristianXou: Ela separa o extremo oeste do planeta do extremo leste que, apesar de distantes um do outro no mapa-múndi, são regiões muito próximas, pois a Terra é uma esfera, e não um plano.
9) Como a Terra gira no sentido oeste-leste, a cada 15º, partindo de Greenwich para o leste, as horas aumentam e para o oeste, diminuem. Assim, para saber que horas são em uma determinada cidade é preciso primeiro saber em que meridiano ela está e se está a leste ou a oeste de Greenwich.
ChristianXou: 10) FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL:
O Primeiro fuso horário brasileiro: encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e uma hora adiantado em relação ao horário de Brasília. Esse fuso abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao Brasil, como Fernando de Noronha e Penedos de São Pedro e São Paulo.
ChristianXou: O Segundo fuso horário do país: encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich e abrange a maior parte do território nacional, com a totalidade das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além dos estados do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. É o horário oficial de Brasília.
ChristianXou: O Terceiro fuso horário: encontra-se quatro horas atrasado em relação a Greenwich e uma hora em relação ao horário de Brasília. No horário de verão, essa diferença aumenta para duas horas, em relação ao horário de Brasília, nos estados de Roraima, Rondônia e Amazonas(que não adotam esse horário especial) e permanece igual no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (estados que adotam o horário de verão).
ChristianXou: O Quarto fuso horário: encontra-se cinco horas atrasado em relação a Greenwich e duas horas em relação ao horário de Brasília, aumentando para três horas durante o horário de verão. Abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte oeste do Amazonas. Esse fuso foi extinto no ano de 2008, onde a área passou a integrar o fuso de -4, no entanto, em setembro de 2013, essa extinção foi revogada após aprovação em um referendo promulgado em 2010.
Perguntas interessantes