1-O QUE É CALOR SENSÍVEL?
2-O QUE É CALOR LATENTE?
3-O QUE É CALOR ESPECÍFICO DE UMA SUBSTÂNCIA?
4-O QUE É CAPACIDADE TÉRMICA DE UM CORPO?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Calor sensível é a quantidade de calor que é transferida entre os corpos, produzindo, assim, uma variação em sua temperatura. ... Diferentemente do calor latente, o calor sensível não muda a estrutura física dos corpos, apenas causa uma mudança em sua temperatura.
2-Calor latente, também chamado de calor de formação, é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passar do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa
3-Calor Específico. O calor específico (c), também chamado de capacidade térmica mássica, é uma grandeza física que está relacionada com a quantidade de calor recebida e a sua variação térmica. Dessa forma, ele determina a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1 °C de 1g do elemento.
4-capacidade térmica é a grandeza que caracteriza a variação de temperatura sofrida por corpos. É uma característica do corpo, e não da substância. A capacidade térmica (C) é a grandeza que resulta da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e a variação de temperatura.
Resposta:
Calor Sensivel: Calor sensível é a quantidade de calor que é transferida entre os corpos, produzindo, assim, uma variação em sua temperatura. O calor sensível é transferido até que os corpos atinjam o equilíbrio térmico.
Para calcular o calor sensível, utiliza-se a seguinte fórmula:
Q = m . c . Δθ
Q: quantidade de calor sensível (cal ou J)
m: massa do corpo (g ou Kg)
c: calor específico da substância (cal/g°C ou J/Kg.°C)
Δθ: variação de temperatura (°C ou K)
Calor Latente: O calor latente é uma forma de calor, no entanto, essa forma de calor é transferida entre os corpos sem que ocorram variações de temperatura, apenas mudanças de estado físico.
Para calcular o calor latente, utiliza-se a seguinte fórmula:
Q = m . L
Q: quantidade de calor (cal ou J)
m: massa (g ou Kg)
L: calor latente (cal/g ou J/Kg)
Calor especifico de uma substancia:
O calor específico é a quantidade de calor, por unidade de massa, necessária para elevar em um grau a temperatura da substância
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
c = Q/m. Δθ ou c = C/m
c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K)
Q: quantidade de calor (cal ou J)
m: massa (g ou Kg)
Δθ: variação de temperatura (°C ou K)
C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K)
(1 cal = 4,186 J)
Capacidade térmica de um corpo:
A capacidade térmica é a grandeza que caracteriza a variação de temperatura sofrida por corpos. É uma característica do corpo, e não da substância,essa grandeza mostra o comportamento de um corpo ao receber calor, indicando se ele variará muito ou pouco a sua temperatura.
Espero ter ajudado :D