1) O quadro "A Morte de Marat", estudado na aula, representa um acontecimento emblemático da Revolução Francesa (o assassinato de um dos seus chefes políticos), cujos conflitos e o processo revolucionário só foram solucionadas com a ascensão de Napoleão Bonaparte. Jean-Paul Marat, amigo de David, tinha uma doença de pele dolorosa que o obrigava a permanecer dentro de uma banheira durante o dia enquanto trabalhava. Um dia, Charlotte Corday entrou no aposento, tendo como pretexto a entrega de uma mensagem e assassinou-o. Para David, este quadro foi concebido como um monumento para um homem que foi simultaneamente herói, mártir e amigo. A obra parte de um ponto de vista documental, enquanto testemunho e descrição da ação. A composição é francamente encenada, de forma incluir todos os sinais e pistas para uma identificação e compreensão do acontecimento: a banheira, a faca, a carta, a ferida e o sangue. Sobre esta obra, assinale a alternativa correta:
a) O retrato mostra a dramaticidade extrema, característica do Barroco, através de sua luz e sombra, uma vez que se baseia em algumas experiências de temática religiosa de Caravaggio.
b) Este é retratado jovem e belo, com uma expressão serena no rosto. A sua posição lembra a “Pietá”, de Michelângelo, conduzindo a uma analogia com a iconografia cristã.
c) A obra trabalha em um retrato fiel da realidade, sem intuído de idealização e construção de um mártir.
d) Todas as alternativas são falsas.
2) Analise as duas imagens a seguir e marque a alternativa correta: *
1 ponto
A) Ambas são feitas em mármore, sendo que a primeira retrata um imperador romano e a segunda o deus Apolo.
B) São obras escultóricas feitas em mármore criadas de maneira idealizada, a mostrar uma mensagem a quem as olha.
C) Ambas as alternativas anteriores são corretas.
D) Nenhuma das alternativas anteriores são corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1: B 2:B
Explicação:
1.A inspiração renascentista de David é evidente na criação desta obra.
2.Ambas as obras são idealizadas, ou seja, não retratam a realidade e sim o imaginário de quem a criou, no intuito de passar uma mensagem visual a quem a olhar. No caso da primeira, é o semideus Perseu com o gorro dos jacobinos, os revolucionários franceses. Além disso, o semideus está segurando a cabeça de Medusa, que diz respeito à sua história mitológica, mas isto também é uma mensagem alegórica, pois os revolucionários franceses eram famosos por decapitar a cabeça de reis e rainhas, literalmente. A segunda obra é do período romano e diz respeito ao imperador Otávio Augusto. Quem fez a escultura a fez pensando em passar um “ar” de glória e imponência, de modo que o imperador parecesse ele próprio um semideus.
1- Em relação a obra conhecida como "A morte de Marat", podemos ver que, na tela, assim como apontado pela alternativa B, Jean-Paul Marat é retratado jovem e belo e sua expressão facial apresenta serenidade. A posição com a qual seu corpo foi retratado faz uma analogia com a iconografia cristã e remete a uma obra do pintor Michelângelo.
2- Em relação as duas imagens apresentadas, podemos ver que ambas são obras de esculturas feitas em mármore e criadas de uma maneira a criar uma idealização e transmitir uma mensagem a quem as observa, assim como apontado pela alternativa B.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/511211