1. O idioma principal dos antigos romanos era:
a) O italiano
b) O latim
c) O hebraico
d) O aramaico
2. Foram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Tiram direitos políticos e também desempenhavam altas funções públicas no exército, na religião, na justiça ou na administração. Eram os cidadãos romanos:
a) Os plebeus
b) Os patrícios
c) Os clientes
d) Os clãs
3. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos históricos da política e sociedade no período da Monarquia Romana?
A) O sistema político era a democracia e a sociedade dividia-se em: nobres, comerciantes e escravos.
B) O sistema político era a monarquia e a sociedade dividia-se em: patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).
C) O sistema político era o parlamentarismo e a sociedade dividia-se em: governadores, classe média e camponeses.
D) O sistema político era o presidencialismo e a sociedade dividia-se em: presidente, burguesia e servos.
4. O que foi a política do pão-e-circo durante o Império Romano?
A) Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos, através da cobrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
B) Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como matéria prima.
C) Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.
D) Política promovida pelos senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a venda ilegal de pães em Roma.
5. Sobre a crise do Império Romano, é verdadeiro afirmar que:
A) O Império Romano entrou em crise porque todos os soldados romanos abandonaram seus postos e foram morar em cidades da Ásia e África.
B) A crise do Império Romano foi motivada pela corrupção, baixos investimentos no exército, crise agrícola e presença dos povos germânicos nas regiões de fronteiras.
C) A crise do Império Romano ocorreu em função da invasão de povos africanos.
D) O Império Romano entrou em crise, pois os papas passaram a governar todas as províncias romanas no século V.
6. O que era o Coliseu de Roma e para que ele servia?
7. O que era um ditador na Roma antiga?
8. Como era a organização social em Roma? Aponte e descreva cada classe.
9. Aponte e descreva as divisões e cargos políticos da República romana.
Soluções para a tarefa
1- B. O latim
2- B -Patrícios
3- B - O sistema político era a monarquia e a sociedade dividia-se em: patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).
4- C -Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.
5- B- A crise do Império Romano foi motivada pela corrupção, baixos investimentos no exército,crise agrícola e presença dos povos germânicos nas regiões de fronteiras.
6-Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combates entre gladiadores ou opondo esses guerreiros contra animais selvagens. Suntuoso, era mais confortável do que muitos estádios modernos.
7- o ditador romano era a pessoa a quem era concedido temporariamente um significativo poder sobre o Estado durante tempos de guerra.
8- Os patrícios eram quem conduziam as decisões políticas e também constituíam parte do Senado. Eles ainda organizavam as pautas públicas de maneira que desfrutassem ao máximo de privilégios. Os plebeus, por outro lado, não tinham o direito de intervir nas decisões do Senado.
9- Cônsules: chefes da República, com mandato de um ano; eram os comandantes do exército e tinham atribuições jurídicas e religiosas. Senado: composto por 300 senadores, em geral patrícios. ... Magistraturas: responsáveis por funções executivas e judiciária, formadas em geral pelos patrícios.