1. O Brasil República passou por cinco diferentes fases. Cite estas fases.
2. O que são elites agrárias?
3. Quais são as fases da República Velha?
4. O que é oligarquia?
5. O que é positivismo?
6. Qual produto agrícola era o carro chefe da economia brasileira neste período?
7. Qual diferença entre uma Constituição promulgada e outra outorgada?
8. Qual a diferença entre voto direto e indireto?
9. Quais movimentos sociais aconteceram na República Velha?
10. O que é messianismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
uuuu( -_・)ᡕᠵ᠊ᡃ່࡚ࠢ࠘ ⸝່ࠡࠣ᠊߯᠆ࠣ╦╤── MATEI O LAZARO [sunglasses]
Resposta:
1.República Velha, Era Vargas, República Populista, Ditadura Militar e Nova República.
2. A elite agrária é o conjunto de grandes proprietários rurais que, por meio de seu poder econômico reforçam seu poder político e por meio do poder político reforçam o seu poder econômico.
3. Tradicionalmente, a República brasileira é dividida em: República Velha (1889-1930) República Nova ou Era Vargas (1930-1945) República Contemporânea (1945 até nossos dias).
4. Oligarquia é um termo que tem origem na palavra grega "oligarkhía" cujo significado literal é “governo de poucos” e que designa um sistema político no qual o poder está concentrado em um pequeno grupo pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico.
A oligarquia é caracterizada por pequeno grupo que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios.
O termo é também aplicado a grupos sociais que monopolizam o mercado econômico, político e cultural de um país, mesmo sendo a democracia o sistema político vigente. Pode ser, por exemplo, quando os militantes de um mesmo partido político ocupam os mais altos cargos do governo.
Atualmente são vistos como formas de oligarquia alguns grupos não institucionalizados como por exemplo: partidos políticos, classes sociais, associações e famílias.
De acordo com Aristóteles e a sua divisão de formas de Estado, a oligarquia é contemplada como uma depravação da aristocracia, onde o poder é exercido para o benefício de um grupo ou classe e não da população em geral.
Uma das expressões mais conhecidas deste sistema político foi a oligarquia espartana, também conhecida como oligarquia militar. Esparta era regida por dois reis (diarquia) e foi controlada por um pequeno grupo de famílias mais importantes.
5.O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Auguste Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX.
6. A soja, carro-chefe da produção agrícola nacional, apresentou ligeira queda de produtividade e produção, frente ao excepcional desempenho alcançado em 2018. Os preços menores na média do ano, frente a 2018, também impactaram adversamente o resultado do PIB agropecuário em 2019.
7. Uma Constituição outorgada é aquela escrita e imposta por uma pessoa ou grupo de pessoas, sem a participação da sociedade em um debate aberto. Já uma Constituição promulgada é aquela elaborada por meio do debate democrático, onde a sociedade opina sobre a sua elaboração, geralmente através de representantes eleitos.
8.Direto= o eleitor vota diretamente numa urna.
Indireto=Os políticos votam em nome dos eleitores em determinado candidato.
9.As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
10. messianismo
messianismo | n. m.
mes·si·a·nis·mo
(francês messianisme)
substantivo masculino
1. [Religião] Crença na vinda do Messias.
2. Esperança desmedida ou crença quase religiosa no papel salvador, libertador ou reformador de algo ou de alguém.
3. Admiração ou devoção exagerada por uma causa ou por alguém.