1- no titulo do poema, texto 1, a palavra "intransitividade" é usada com o mesmo significado do dicionário? Qual a relação dela com o contexto do poema
2- Quanto à forma composicional e estilo do poema intransitividade, aponte diferenças em relação a produção poética do século XIX, estudada anteriormente
3- considere os recursos gráfico visuais empregados no poema
a) eles permitem ao leitor estabelecer relação com um elemento do cotidiano. Qual?
b) nos versos:
aprendi que o VERDE/ de teus olhos/ autorizava passagem/ fui
esbarrei no VERMELHO / de teu pudor
explique o sentido das palavras em destaque, considerando a resposta anterior
c) qual o efeito de sentido apresentado pelos verbos FUI e ESBARREI?
4- considerando os aspectos estudados, até o momento, como você entende o título do poema
5- releia o texto 2. Ele pertence à esfera publicitária, é um cartaz produzido para uma campanha. A partir da leitura, complete os itens abaixo sobre contexto da produção desse gênero, quanto ao que se pede
a) lugar
b) suporte/ portador textual
c) forma composicional (estrutura e diagrama)
d) público alvo
e) atores envolvidos (pessoas que trabalham na produção)
6- considerando o contexto de produção, qual é o conteúdo temático da campanha? A quais circunstâncias ou situações cotidianas ela se refere?
7- que tipo de relação pode se estabelecer entre as linguagens verbal e não verbal, empregadas no texto 2? Comente
8- Qual o efeito de sentido das frases "SEM ERRO DE INTERPRETAÇÃO: NÃO É... NÃO! , no cartaz da campanha? O que é possível inferir quanto a escrita da palavra "NÃO" com letras maiúsculas em negrito e cor vermelha?
9- releia o poema intransitividade e o cartaz da campanha. comente sobre a relação da intertextualidade, entre ambos, e o modo como tal relação acontece nesses diferentes gêneros.
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Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Possui dois significados, 1 trata-se de um verbo que não aceita complemento verbal; 2 é aquilo que não se pode transmitir ou passar para a outra pessoa.
2- O poeta busca consentimento, mas este foi negado pelo pudor da outra pessoa, assim a "passagem" dele foi impedida.
3- a) Sim, porque está relacionada as cores do semáforo
b) verde- é a permissão para executar a ação
Vermelho- é o pare para não executar a ação
c) Que ele foi executado a ação dele, mas acabou "esbarrando" ao vermelho do pudor ela.
4- Relacionada a nossa vida, como um semáforo
5- LUGAR DE CIRCULAÇÃO- Balada, internet, festa.
SUPORTE/PORTADOR TEXTUAL- Cartazes, autdoor, charges.
FORMA COMPOSICIONAL(ESTRUTURA E DIAGRAMAÇÃO)- Frase de efeito a onde "não" é o efeito de uma imagem.
PUBLICO ALVO- Executadores, pessoas que não apoiam esse tipo de ação.
ATORES ENVOLVIDOS(PESSOAS QUE TRABALHAM NA SUA PRODUÇÃO- Para pessoas que usam a força física para o que querem.
6- Violência contra a mulher em diversas formas; no momento em que o homem não aceita um não é insiste já partindo para cima da mulher.
7- Não é não
8- Frase de efeito. A mulher falando alto.
9- Linguagem verbal e não verbal, acontece quase sempre em uma notícia.
1. No poema "Intransitividade", o termo que intitula o texto não é empregado em seu sentido literal.
A escolha do título do poema
A poesia lida é construída sobre uma metáfora entre uma relação amorosa não correspondida e as leis de trânsito e, em razão disso, atribui-se a ela o título de "Intransitividade", observada a proximidade ortográfica e fonética desse termo com a palavra "trânsito".
2. O poema "Intransitividade", em sua estrutura, transgride várias regras tradicionais de composição poética às quais se mantinha certo apego no século XIX.
A estrutura do poema "Intransitividade"
O poema "Intransitividade" difere-se das poesias produzidas no século XIX quanto à forma composicional e o estilo de texto nos seguintes aspectos:
- Na articulação de elementos de linguagem não verbal;
- Na ausência de rimas;
- No tamanho irregular dos versos e das estrofes;
- Na inobservância ao emprego das letras maiúsculas.
3.
Analisando o poema "Intransitividade"
- a) O emprego das cores amarelo, verde e vermelho na estrutura do poema remete o leitor aos semáforos que controlam o tráfego de automóveis nas ruas.
- b) Nos versos dados, a cor verde representa um suposto consentimento entendido pelo locutor por parte da sua interlocutora, enquanto o vermelho indica uma súbita negação da amada à expectativa do eu-lírico.
- c) O verbo "fui" sinaliza uma tentativa de aproximação, enquanto a forma "esbarrei" indica certa frustração no objetivo pretendido.
4. O termo "Intransitividade", além de referir-se à predicação verbal da forma "fui", também faz referência à palavra "trânsito".
Analisando o título do texto
O título do poema, "Intransitividade", faz referência à sinalização de trânsito, metaforizada no texto, bem como à não correspondência da intenção amorosa do eu-lírico por parte da sua interlocutora, que pode ser relacionada ao conceito de "intransitividade verbal", em que a ação não possui complemento.
5.
O gênero textual "campanha publicitária"
- a) Os cartazes publicitários de utilizade pública são, normalmente, veiculados em jornais, revistas, sites e vias públicas (postes, outdoors, muros, etc.).
- b) Uma campanha publicitária pode ser veiculada em meios físicos, como panfletos, cartazes e outdoors, bem como virtualmente, em sites, páginas e e-mails.
- c) Uma peça de publicidade, geralmente, conta com elementos de linguagem verbal e não verbal na transmissão da sua mensagem.
- d) O público-alvo do Texto 2 é o meio social em geral, sobretudo o homem, advertido a respeitar o não consentimento da mulher, e a mulher, alertada a identificar quando o seu livre arbítrio não está sendo respeitado pelo homem.
- e) As campanhas publicitárias de utilidade pública, geralmente, contam com os esforços de órgãos públicos da sociedade ou organizações privadas de proteção aos direitos civis.
6. A campanha publicitária dada tem como tema a insistência do homem mediante o não consentimento da mulher numa investida amorosa.
O objetivo da campanha publicitária
O gênero textual campanha publicitária caracteriza textos com o objetivo de levar o seu interlocutor a tomar uma determinada atitude, seja ela a compra de um bem ou a adoção de uma ideia.
7. Os elementos de linguagem não verbal do Texto 2 ilustram a ideia transmitida pelo seu enunciado de linguagem verbal.
Linguagem verbal e não verbal na campanha publicitária
A fotografia utilizada na peça publicitária dada a insistência do homem numa investida amorosa mediante a negativa da mulher, identificável por meio da sua expressão facial, da sua linguagem corporal defensiva e da sua sinalização manual, que reforçam o termo "NÃO" utilizado no enunciado do cartaz.
8. O autor do Texto 2 utiliza-se de diversos recursos expressivos para transmitir que, numa tentativa de aproximação afetiva, a negativa de uma mulher não deve ser relativizada pelo homem, mas sim respeitada.
O termo "não" no anúncio publicitário
Na campanha publicitária, o produtor lança mão de várias estratégias para reforçar a ideia transmitida pelo termo "não":
- A repetição da palavra;
- A grafia da sua segunda ocorrência em letras maiúsculas de cor vermelha;
- O ponto de exclamação após o segundo "não".
9. Ainda que os Textos 1 e 2 se difiram em gênero, existe entre eles uma relação de intertextualidade, ou seja, é possível aproximá-los semanticamente observando alguns aspectos comuns a ambos.
Intertextualidade
Entre o poema "Intransitividade" e o anúncio publicitário, existe uma relação de intertextualidade marcada por suas seguintes semelhanças:
- O emprego dos elementos de linguagem verbal e não verbal para transmitir uma ideia;
- A referência às cores do semáforo;
- A abordagem do não consentimento de uma mulher numa tentativa de aproximação afetiva por um homem.
Aprenda mais sobre a intertextualidade: https://brainly.com.br/tarefa/49350242
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