Português, perguntado por lethysilva2003, 1 ano atrás

1- no titulo do poema, texto 1, a palavra "intransitividade" é usada com o mesmo significado do dicionário? Qual a relação dela com o contexto do poema

2- Quanto à forma composicional e estilo do poema intransitividade, aponte diferenças em relação a produção poética do século XIX, estudada anteriormente

3- considere os recursos gráfico visuais empregados no poema

a) eles permitem ao leitor estabelecer relação com um elemento do cotidiano. Qual?

b) nos versos:

aprendi que o VERDE/ de teus olhos/ autorizava passagem/ fui
esbarrei no VERMELHO / de teu pudor

explique o sentido das palavras em destaque, considerando a resposta anterior

c) qual o efeito de sentido apresentado pelos verbos FUI e ESBARREI?

4- considerando os aspectos estudados, até o momento, como você entende o título do poema

5- releia o texto 2. Ele pertence à esfera publicitária, é um cartaz produzido para uma campanha. A partir da leitura, complete os itens abaixo sobre contexto da produção desse gênero, quanto ao que se pede

a) lugar

b) suporte/ portador textual

c) forma composicional (estrutura e diagrama)

d) público alvo

e) atores envolvidos (pessoas que trabalham na produção)

6- considerando o contexto de produção, qual é o conteúdo temático da campanha? A quais circunstâncias ou situações cotidianas ela se refere?

7- que tipo de relação pode se estabelecer entre as linguagens verbal e não verbal, empregadas no texto 2? Comente

8- Qual o efeito de sentido das frases "SEM ERRO DE INTERPRETAÇÃO: NÃO É... NÃO! , no cartaz da campanha? O que é possível inferir quanto a escrita da palavra "NÃO" com letras maiúsculas em negrito e cor vermelha?

9- releia o poema intransitividade e o cartaz da campanha. comente sobre a relação da intertextualidade, entre ambos, e o modo como tal relação acontece nesses diferentes gêneros.

ME AJUDEM PRECISO DISSO PARA PELO MENOS HOJE!!​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Hanaya
626

Resposta:

1- Possui dois significados, 1 trata-se de um verbo que não aceita complemento verbal; 2 é aquilo que não se pode transmitir ou passar para a outra pessoa.

2- O poeta busca consentimento, mas este foi negado pelo pudor da outra pessoa, assim a "passagem" dele foi impedida.

3- a) Sim, porque está relacionada as cores do semáforo

    b) verde- é a permissão para executar a ação

       Vermelho- é o pare para não executar a ação

    c) Que ele foi executado a ação dele, mas acabou "esbarrando" ao vermelho do pudor ela.

4- Relacionada a nossa vida, como um semáforo

5- LUGAR DE CIRCULAÇÃO- Balada, internet, festa.

    SUPORTE/PORTADOR TEXTUAL- Cartazes, autdoor, charges.

    FORMA COMPOSICIONAL(ESTRUTURA E DIAGRAMAÇÃO)- Frase de efeito a onde "não" é o efeito de uma imagem.

    PUBLICO ALVO- Executadores, pessoas que não apoiam esse tipo de ação.

    ATORES ENVOLVIDOS(PESSOAS QUE TRABALHAM NA SUA PRODUÇÃO- Para pessoas que usam a força física para o que querem.

6- Violência contra a mulher em diversas formas; no momento em que o homem não aceita um não é insiste já partindo para cima da mulher.

7- Não é não

8- Frase de efeito. A mulher falando alto.

9- Linguagem verbal e não verbal, acontece quase sempre em uma notícia.

Respondido por eulucioaraujo
0

1. No poema "Intransitividade", o termo que intitula o texto não é empregado em seu sentido literal.

A escolha do título do poema

A poesia lida é construída sobre uma metáfora entre uma relação amorosa não correspondida e as leis de trânsito e, em razão disso, atribui-se a ela o título de "Intransitividade", observada a proximidade ortográfica e fonética desse termo com a palavra "trânsito".

2. O poema "Intransitividade", em sua estrutura, transgride várias regras tradicionais de composição poética às quais se mantinha certo apego no século XIX.

A estrutura do poema "Intransitividade"

O poema "Intransitividade" difere-se das poesias produzidas no século XIX quanto à forma composicional e o estilo de texto nos seguintes aspectos:

  • Na articulação de elementos de linguagem não verbal;
  • Na ausência de rimas;
  • No tamanho irregular dos versos e das estrofes;
  • Na inobservância ao emprego das letras maiúsculas.

3.

Analisando o poema "Intransitividade"

  • a) O emprego das cores amarelo, verde e vermelho na estrutura do poema remete o leitor aos semáforos que controlam o tráfego de automóveis nas ruas.
  • b) Nos versos dados, a cor verde representa um suposto consentimento entendido pelo locutor por parte da sua interlocutora, enquanto o vermelho indica uma súbita negação da amada à expectativa do eu-lírico.
  • c) O verbo "fui" sinaliza uma tentativa de aproximação, enquanto a forma "esbarrei" indica certa frustração no objetivo pretendido.

4. O termo "Intransitividade", além de referir-se à predicação verbal da forma "fui", também faz referência à palavra "trânsito".

Analisando o título do texto

O título do poema, "Intransitividade", faz referência à sinalização de trânsito, metaforizada no texto, bem como à não correspondência da intenção amorosa do eu-lírico por parte da sua interlocutora, que pode ser relacionada ao conceito de "intransitividade verbal", em que a ação não possui complemento.

5.

O gênero textual "campanha publicitária"

  • a) Os cartazes publicitários de utilizade pública são, normalmente, veiculados em jornais, revistas, sites e vias públicas (postes, outdoors, muros, etc.).
  • b) Uma campanha publicitária pode ser veiculada em meios físicos, como panfletos, cartazes e outdoors, bem como virtualmente, em sites, páginas e e-mails.
  • c) Uma peça de publicidade, geralmente, conta com elementos de linguagem verbal e não verbal na transmissão da sua mensagem.
  • d) O público-alvo do Texto 2 é o meio social em geral, sobretudo o homem, advertido a respeitar o não consentimento da mulher, e a mulher, alertada a identificar quando o seu livre arbítrio não está sendo respeitado pelo homem.
  • e) As campanhas publicitárias de utilidade pública, geralmente, contam com os esforços de órgãos públicos da sociedade ou organizações privadas de proteção aos direitos civis.

6. A campanha publicitária dada tem como tema a insistência do homem mediante o não consentimento da mulher numa investida amorosa.

O objetivo da campanha publicitária

O gênero textual campanha publicitária caracteriza textos com o objetivo de levar o seu interlocutor a tomar uma determinada atitude, seja ela a compra de um bem ou a adoção de uma ideia.

7. Os elementos de linguagem não verbal do Texto 2 ilustram a ideia transmitida pelo seu enunciado de linguagem verbal.

Linguagem verbal e não verbal na campanha publicitária

A fotografia utilizada na peça publicitária dada a insistência do homem numa investida amorosa mediante a negativa da mulher, identificável por meio da sua expressão facial, da sua linguagem corporal defensiva e da sua sinalização manual, que reforçam o termo "NÃO" utilizado no enunciado do cartaz.

8. O autor do Texto 2 utiliza-se de diversos recursos expressivos para transmitir que, numa tentativa de aproximação afetiva, a negativa de uma mulher não deve ser relativizada pelo homem, mas sim respeitada.

O termo "não" no anúncio publicitário

Na campanha publicitária, o produtor lança mão de várias estratégias para reforçar a ideia transmitida pelo termo "não":

  • A repetição da palavra;
  • A grafia da sua segunda ocorrência em letras maiúsculas de cor vermelha;
  • O ponto de exclamação após o segundo "não".

9. Ainda que os Textos 1 e 2 se difiram em gênero, existe entre eles uma relação de intertextualidade, ou seja, é possível aproximá-los semanticamente observando alguns aspectos comuns a ambos.

Intertextualidade

Entre o poema "Intransitividade" e o anúncio publicitário, existe uma relação de intertextualidade marcada por suas seguintes semelhanças:

  • O emprego dos elementos de linguagem verbal e não verbal para transmitir uma ideia;
  • A referência às cores do semáforo;
  • A abordagem do não consentimento de uma mulher numa tentativa de aproximação afetiva por um homem.

Aprenda mais sobre a intertextualidade: https://brainly.com.br/tarefa/49350242

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes