1)
Na Gestão de Projeto, existe um conceito que é definido como algo que não está no escopo do projeto e foi entregue, à revelia do cliente, como um item adicional ao escopo original?
Alternativas:
a)
O gold plating.
b)
O max escopo.
c)
A mudança não aprovada.
d)
O requisito oculto.
e)
O recurso crítico.
2)
São duas as associações de Gestão de Projetos mais conhecidas, mais são cerca de 14 ao redor do mundo. Qual associação relacionada à gestão de projetos foi criada nos Estados Unidos e hoje é a maior do mundo e responsável pela elaboração do PMBOK?
Alternativas:
a)
IPMA.
b)
PRINCE2.
c)
PMI.
d)
PMO.
e)
PBBCT.
3)
No Gerenciamento de Projetos, o Gerenciamento do Escopo é muito importante e envolve a fase de planejamento. Segundo o PMBOK é nesta etapa que se cria a EAP.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta o conceito de EAP corretamente:
Alternativas:
a)
A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto.
b)
A Estrutura Analítica de Processos (EAP) é uma aplicação gráfica do projeto, organizada hierarquicamente com o objetivo de prover informações sobre o fluxo de dados no escopo do projeto.
c)
A Estrutura Analítica de Progresso (EAP) é uma representação gráfica do projeto, com finalidade de prover uma visão mais detalhada sobre a evolução do projeto durante sua execução.
d)
Estrutura Analítica de Procedimentos (EAP) é uma representação gráfica do projeto, não organizada hierarquicamente, com o objetivo de prover informações de forma menos técnica possível.
e)
A Estrutura Analítica de Pareceres (EAP) é uma representação gráfica do projeto, com finalidade de prover uma visão mais detalhada e menos técnica dos Processos.
4)
São 10 áreas de conhecimento a serem trabalhadas para que se tenha maior chance de sucesso no Gerenciamento de Projetos. Uma dessas áreas é a Gestão da Qualidade que cuida da garantia e do controle da qualidade. Qual é a diferença entre garantia da qualidade e controle da qualidade?
Alternativas:
a)
A garantia da qualidade tenta não deixar alterações no escopo, enquanto o controle da qualidade controla e registra alterações efetuadas no escopo.
b)
A garantia da qualidade é o processo que seleciona o que será medido, enquanto o controle da qualidade é a aplicação do que foi escolhido.
c)
A garantia da qualidade checa processos, enquanto o controle da qualidade checa o produto.
d)
A garantia da qualidade tem prazo determinado, enquanto o controle da qualidade pode ser delegado para representantes autorizados.
e)
A garantia da qualidade é resultado da análise de riscos, enquanto o controle da qualidade é a aplicação das regras pré-definidas no plano de riscos.
5)
No Gerenciamento de Projetos, a área de gestão de riscos tem o objetivo de estudar e priorizar os riscos de um projeto no intuito de prevenir consequências negativas. Dentre os tipos de riscos de um projeto, dois se destacam: os internos e externos.
Qual das alternativas traz o exemplo de um risco interno de projeto, segundo os princípios do Guia PMBOK?
Alternativas:
a)
Risco ligado à possibilidade de alteração da taxa de câmbio do país.
b)
Risco ligado à possibilidade de alteração dos preços das mercadorias de dentro do país.
c)
Risco ligado à possibilidade de haver um excesso de conflito entre a equipe do projeto.
d)
Risco ligado à possibilidade de alteração na legislação do país.
e)
Risco ligado à possibilidade de uma piora na condição financeira de um banco.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - a) O gold plating.
2 - c) PMI.
3 - a) A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto.
4 - c) A garantia da qualidade checa processos, enquanto o controle da qualidade checa o produto.
5 - c) Risco ligado à possibilidade de haver um excesso de conflito entre a equipe do projeto.
Explicação:
1 - a) O gold plating.
O gold plating é um adicional ao escopo original do projeto entregue ao cliente.
2 - c) PMI.
PMI é a associação que se relaciona com a gestão de projetos e foi desenvolvida nos Estados Unidos sendo responsável pela elaboração do PMBOK.
3 - a) A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto.
A EAP consiste em uma estrutura hierarquizada entregada à equipe para a elaboração de um projeto.
4 - c) A garantia da qualidade checa processos, enquanto o controle da qualidade checa o produto.
A garantia da qualidade e o controle da qualidade se diferenciam devido ao fato da primeira checar processos e da segunda checar produtos.
5 - c) Risco ligado à possibilidade de haver um excesso de conflito entre a equipe do projeto.
De acordo com o Guia PMBOK, um exemplo de risco interno de projeto é a possibilidade de ocorrer excesso de conflito entre a equipe do projeto.
Bons estudos!