1.Na concepção de Kant, é preciso que o homem aprenda a filosofar, ou seja, trabalhe o talento da razão fazendo-a seguir princípios universais, mas sempre reservando à razão o direito de investigar aqueles princípios, confirmando-os ou rejeitando-os. Dessa forma, a razão produz filosofia e também conduz à crítica do conhecimento. Sobre a questão do conhecimento na filosofia kantiana, é CORRETO afirmar que (1 Ponto) a) as formas distintas de conhecimento, descritas na obra Crítica da razão pura, são denominadas, respectivamente, juízo universal e juízo necessário e suficiente. b) para conhecer, é preciso se lançar ao exercício do pensar conceitos concretos. c) o registro mais contundente acerca do conhecimento se faz a partir da distinção de dois juízos, a saber: juízo analítico e juízo sintético ou juízo de elucidação. d) o ato de conhecer se distingue em duas formas básicas: conhecimento empírico e conhecimento puro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra (a) as formas distintas de conhecimento, descritas na obra Crítica da razão pura, são denominadas, respectivamente, juízo universal e juízo necessário e suficiente.
Explicação:
Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo inovador, pois em sua época propiciou uma nova visão à filosofia, de modo especial à metafísica, sobretudo porque analisa como se baseia o conhecimento, indo por um caminho estritamente de princípios racionais, definindo os princípios e os limites da razão. Na concepção de Kant, é preciso que o homem aprenda a filosofar, ou seja, trabalhe o talento da razão fazendo-a seguir princípios universais, mas sempre reservando à razão o direito de investigar aqueles princípios, confirmando-os ou rejeitando-os. Dessa forma, a razão produz filosofia e também conduz à critica do conhecimento.
No pensamento kantiano, a filosofia não deve ser cética, isto é, não deve desacreditar da razão, e nem dogmática, ou seja, confiar totalmente na razão. Kant fez uma síntese entre o racionalismo de Descartes e o empirismo de Hume. Sua proposta é o criticismo, que é um modo crítico de ver as condições da metafísica e da moral.
A inteligência, ou como Kant prefere chamar, o entendimento, exerce uma assimilação racional para conhecer, dessa forma a razão é ativa e não apenas receptiva, não apenas diz sobre a realidade, mas a razão possui estruturas que ordenam os conhecimentos, de modo que eles se tornem inteligíveis e tenham significados.
espero ter te ajudado =)
explicação está no primeiro parágrafo mas coloquei mais 2 parágrafos para que talvez possa te ajudar em outras questões ou para vc entender melhor