1)Leia o texto a seguir:
Assim sendo, os critérios que permitem o discernimentoentre o bom e o mau texto para crianças não destoa daqueles que distinguem a qualidade de qualquer outra modalidade de criação literária. Seu aspecto inovador merece destaque, na medida em que é o ponto de partida para a revelação de uma visão original da realidade, atraindo seu beneficiário para o mundo com o qual convivia diariamente, mas que desconhecia.
I) A seleção dos livros devem estar alinhados aos objetivos didáticos do professor.
II) A escolha dos livros é definida pelos documentos oficiais.
III) Os livros infantojuvenis devem contemplar possibilidades estéticas e leitoras distintas.
IV) o trabalho com a literatura infantojuvenil deve contemplar obras adaptadas apenas.
a) apenas I e II. b)apenas I e III apenas.c)apenas II, III e IV.d)apenas II e IV.e)apenas III e IV.
2)O atrativo instantâneo que ilustrações de livros de literatura infantil exercem em crianças de qualquer época e, de modo especial, naquelas que hoje crescem em mundo acentuadamente visual, é fato inegável e de constatação óbvia.
I) As imagens dos livros infantis são utilizadas como um apoio para a linguagem verbal, uma vez que a escrita exerce maior importância.
PORQUE
II) As imagens dos livros infantis são ilustrações obrigatórias, que servem para ocupar os espaços vazios que a história deixa na obra.
a)As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
3)Quando um texto literário é transporto para outra linguagem, alguns elementos podem ser deixados de lado, e outros, que não estavam no texto original, podem ser acrescentados.
I) As adaptações da literatura infantojuvenil são consideradas paródias, uma vez que possuem características essenciais da história original.
PORQUE
II) É importante que as adaptações se distanciem o máximo que puderem da história original, assim o filme ou a animação ficarão com aspectos mais inéditos.
a) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
4)A narração ou contação de histórias situa-se entre a paráfrase e a dramatização. O professor conta a história às crianças com suas palavras, mas sem se distanciar do texto original.
( ) Para auxiliar na contação de histórias, o professor pode utilizar alguns recursos como entonação da voz, fazer pausas para aumentar o suspense, utilizar gestos e até mesmo fantoches.
( ) O trabalho com a contação de histórias deve despertar o interesse dos alunos por elas.
( ) A contação de histórias deve considerar a fidelidade total ao livro, de modo que pareça que o professor está lendo e não empregando a dinamicidade da dramatização.
( ) A contação de histórias envolve tanto os aspectos da leitura quanto da dramatização, para que o efeito do encantamento e da atenção por parte do interlocutor ocorra.
a)V – V – F – V
b)F – F – V – V
c)V – F – V – F
d)F – V – V – F
e)V – F – V – V
5)Os temas transversais, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), dizem respeito a conteúdos de caráter social que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental de forma transversal, ou seja não como uma área de conhecimento específica, mas como um conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.
a)é uma prática adequada, desde que a seleção de textos permita discussão entre os alunos sobre as temáticas.
b)pode ser realizado, desde que os dois conteúdos sejam abordados separadamente, ou seja, que não haja diálogo entre os temas que são distintos.
c)são duas práticas distintas, portanto não podem ser empregadas de forma conjunta para que não haja conflito de temática.
d)a literatura infantojuvenil não permite contribuição aos temas transversais porque trazem histórias fictícias que se distanciam da realidade das crianças.
e)os temas transversais podem contribuir com a literatura porque abordam temas que não estabelecem relações com a realidade, o que favorece a criatividade.
Falaram que a resposta era essas, mas deu erro, alguém saberia ajudar na questões da ava2? Quem puder dar uma ajudinha, muito Obrigada 1. b) apenas I e III apenas. 2. e) As asserções I e II são proposições falsas. 3. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 4. a) V – V – F – V 5. a) é uma prática adequada, desde que a seleção de textos permita discussão entre os alunos sobre as temáticas. É que as vezes as repostas estão em alternativas diferentes? se puder responder obrigada?
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Explicação:
1B-2E-3C-4A-5A corrigido pelo Ava
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