1) Fruto de um longo processo histórico, que mesclou elementos do modo de produção escravista e primitivo, as novas relações de produção feudais tinham uma característica diferente das anteriores. Analise as afirmativas a seguir sobre as distinções entre o modo de produção escravista e o feudal: I) O servo não é uma propriedade do senhor, mas não está livre dos meios de produção, como o trabalhador assalariado. II) O servo está vinculado à terra, com sua liberdade limitada pela servidão, devendo produzir tanto para o senhor feudal como para o seu próprio sustento. III) Não há uma separação entre os meios de produção e o trabalho do servo. IV) O servo é uma propriedade do senhor, é parte dos meios de produção do senhor feudal. Está correto o que se afirma em: Alternativas: a) apenas I e II. b) apenas I, II, III. c) apenas IV. d) apenas I e IV. e) apenas II e III. 2) O autor Jacques Le Goff (2007) atribui ao cristianismo um papel fundamental na consolidação da Europa como uma unidade cultural, destacando dois teóricos cristãos no Início da Idade Média. Assinale a alternativa que indica esses dois pensadores Alternativas: a) São Jerônimo e Santo Agostinho. b) São Tomás de Aquino e São Pedro. c) São Benedito e São Paulo. d) Santo Antônio e São Marcos. e) São José e São João. 3) Jacques Le Goff (2007) resgata acontecimentos que surgiram na Idade Média que se consolidaram como elementos fundamentais da estrutura religiosa católica e cultural de todo o ocidente, como, por exemplo, a alteração da noção de tempo. Essa alteração foi provocada: Alternativas: a) pela alteração no calendário romano juliano. b) pela descoberta da rotação do planeta Terra. c) pelas novas descobertas astrológicas do período medieval. d) pela dinâmica da vida monacal e pelo regramento das orações. e) pela descoberta do calendário Inca, com a indicação de 365 dias ao ano. 4) A Antiguidade deixou um importante legado cultural para a Idade Média e para o mundo ocidental. Assinale a alternativa que corretamente indica esse legado: Alternativas: a) As heranças dos povos egípcios, maias e astecas. b) As heranças mulçumanas, judaicas e ateístas. c) As heranças gregas, romanas, indo-europeias e cristãs. d) As heranças da tradição judaica e monoteísta. e) O paganismo romano, o politeísmo e a veneração dos Imperadores.1)
Fruto de um longo processo histórico, que mesclou elementos do modo de produção escravista e primitivo, as novas relações de produção feudais tinham uma característica diferente das anteriores.
Analise as afirmativas a seguir sobre as distinções entre o modo de produção escravista e o feudal:
I) O servo não é uma propriedade do senhor, mas não está livre dos meios de produção, como o trabalhador assalariado.
II) O servo está vinculado à terra, com sua liberdade limitada pela servidão, devendo produzir tanto para o senhor feudal como para o seu próprio sustento.
III) Não há uma separação entre os meios de produção e o trabalho do servo.
IV) O servo é uma propriedade do senhor, é parte dos meios de produção do senhor feudal.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I e II.
b)
apenas I, II, III.
c)
apenas IV.
d)
apenas I e IV.
e)
apenas II e III.
2)
O autor Jacques Le Goff (2007) atribui ao cristianismo um papel fundamental na consolidação da Europa como uma unidade cultural, destacando dois teóricos cristãos no Início da Idade Média. Assinale a alternativa que indica esses dois pensadores
Alternativas:
a)
São Jerônimo e Santo Agostinho.
b)
São Tomás de Aquino e São Pedro.
c)
São Benedito e São Paulo.
d)
Santo Antônio e São Marcos.
e)
São José e São João.
3)
Jacques Le Goff (2007) resgata acontecimentos que surgiram na Idade Média que se consolidaram como elementos fundamentais da estrutura religiosa católica e cultural de todo o ocidente, como, por exemplo, a alteração da noção de tempo. Essa alteração foi provocada:
Alternativas:
a)
pela alteração no calendário romano juliano.
b)
pela descoberta da rotação do planeta Terra.
c)
pelas novas descobertas astrológicas do período medieval.
d)
pela dinâmica da vida monacal e pelo regramento das orações.
e)
pela descoberta do calendário Inca, com a indicação de 365 dias ao ano.
4)
A Antiguidade deixou um importante legado cultural para a Idade Média e para o mundo ocidental. Assinale a alternativa que corretamente indica esse legado:
Alternativas:
a)
As heranças dos povos egípcios, maias e astecas.
b)
As heranças mulçumanas, judaicas e ateístas.
c)
As heranças gregas, romanas, indo-europeias e cristãs.
d)
As heranças da tradição judaica e monoteísta.
e)
O paganismo romano, o politeísmo e a veneração dos Imperadores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.b 2.a 3.d 4.c
Explicação:
Resposta:
Explicação:
1 Fruto de um longo processo histórico, que mesclou elementos do modo de produção escravista e primitivo, as novas relações de produção feudais tinham uma característica diferente das anteriores.
Resposta letra B
b) Apenas as alternativas I, II, III estão corretas.
2) Jacques Le Goff (2007) atribui ao cristianismo um papel fundamental na consolidação da Europa como uma unidade cultural, destacando dois teóricos cristãos no Início da Idade Média.
resposta A
a) São Jerônimo e Santo Agostinho.
3 ) Jacques Le Goff (1997) resgata acontecimentos que surgiram na Idade Média que se consolidaram como elementos fundamentais da estrutura religiosa católica e cultural de todo o ocidente, como, por exemplo, a alteração da noção de tempo.
d) Pela dinâmica da vida monacal e pelo regramento das orações.
4) A Antiguidade deixou um importante legado cultural para a Idade Média e para o mundo ocidental.
c) As heranças gregas, romanas, indo-europeias e cristãs