História, perguntado por MariDu11, 1 ano atrás

1. Explique o que foi:

A. Tribunos da plebe_
B. Édito de Milão_


2. Como funcionava a reforma agrária proposta pelos tribunos Tibério e Caio Gracos? (133 a.C)

7. Descreva como o enfraquecimento do poder central originou a ruralização econômica.

8. Explique como funcionava o colonato

Soluções para a tarefa

Respondido por 737373632626625
2
1 A. Tribuno da plebe (em latim: Tribunus plebis), conhecido também como tribuno do povo ou tribuno plebeu, foi o primeiro cargo do estado romano a ser aberto para plebeus e, por toda história da república, o mais importante contraponto ao poder do Senado e dos magistrados romanos.

1 B. Antes da emissão do Édito de Milão, Galério, em 30 de abril de 311, promulgou o Édito de Tolerância, também chamado de Decreto da Indulgência, no qual, buscando harmonia política, reconhece o cristianismo e dá fim à perseguição anticristã.

2. A história da luta pela Reforma Agrária em Roma esteve também ligada a dois Tribunos da Plebe: os irmãos Graco. Tibério e Caio Gracopretenderam amenizar os efeitos das lutas sociais que ocorreram em Roma, após as Guerras Púnicas, através da distribuição de terras entre a população romana. Mas em virtude dos interesses dos grandes latifundiários, os irmãos acabaram assassinados com seus apoiadores.
O objetivo da distribuição de terras era entregá-las aos cidadãos mais pobres de Roma. Isso era necessário para manter uma população de camponeses, a fonte de matéria-prima para a formação dos soldados do exército romano. Com um número maior de camponeses, maior seria a quantidade de soldados para o exército.

7. A partir do terceiro século d.C., o Império Romano iniciou sua fase de declínio e decadência, que acabou resultando na fragmentação de sua parte ocidental. Às crises econômica e política, somou-se a chegada dos germânicos, levando ao fim da parte ocidental do império e à ocupação de seu território por esses povos.

8. O colonato é uma forma de organização econômica e social rural na qual o trabalhador arrenda uma porção de terra sob condição de destinar parte de sua produção como pagamento ao proprietário. 
A fusão da vassalagem com o benefício constituiu a base do sistema feudal e teve como conseqüência, o enfraquecimento do reino e do poder do rei. Os nobres mais importantes – duques, condes e marqueses – recebiam o feudo diretamente do rei, tornando-se seus vassalos diretos.

MariDu11: obrigada viu?
MariDu11: !!!!!!
Perguntas interessantes