História, perguntado por chaguinhajuju, 10 meses atrás

1-Explique a diferença e semelhança entre do tronco linguistico.Tupi e Macro-Jê. 2- pesquise palavras que usamos no nosso vocubulário de origem tupi e macro -Jê.
3-Explique como era a base econômica dos povos Tupi.
4-Explique como era a vida na aldeia e a vida familiar das sociedades Tupi.
5-Explique o que era o ritual de antropofagia

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinalgsantos
2

Resposta:

1-O Tupi-Guarani compreende dez famílias distribuídas pelo nosso território e se divide em oito sub-grupos. O tronco linguístico Macro-Jê abrange doze famílias e tem uma peculiaridade hipotética, devido ao seu descobrimento recente e poucas pesquisas relacionadas ao mesmo.

2- Capivara

Veio do tupi kapii’gwara, palavra formada de ka’pii, capim + gwara, comedor.

Carioca

Veio do tupi kari’oka, que significava casa (oka) do homem branco (kari).

Catapora

Veio do tupi tata’pora, palavra formada de ta’ta, fogo + ‘pora, que brota. Os dicionários registram a forma tatapora. O povo, sabe-se lá por quê, preferiu dizer catapora, forma também dicionarizada.

3- Eles tem um predomínio extraordinário da da religião em todas as esferas da cultura inclusive na economia. Os principais cultivos são de arroz, feijão, arroz, mandioca, cana de açúcar, batata doce, amendoin e tabaco. O significado pirapiré é traduzido como moeda ou dinheiro.

4-As pinturas eram pretas (feitas com jenipapo) ou vermelhas (com urucum). Penas de aves eram usadas em cocares e em adornos que se pareciam com um rabo (característico dos tupinambás). As pinturas e os adornos tinham um significado especial na guerra e nos rituais de antropofagia – no dia-a-dia, os índios andavam pelados mesmo

O “arroz com feijão” dos tupinambás era milho, carne de caça, pesca, frutas e tubérculos. As índias preparavam uma bebida especial fermentada à base de mandioca ou milho, chamada de cauim.

A saúde dos tupinambás era apoiada em rituais de cura, manipulação de plantas medicinais e tratamento dos doentes. O pajé fazia as cerimônias auxiliado por índias idosas. O conhecimento de plantas medicinais era de domínio de ambos os sexos. Já o trato com os doentes (que geralmente ficavam isolados) era feito pelas mulheres

5-Antropofagia é um ato ritual de comer uma ou várias partes de um ser humano. O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo seu uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.

Perguntas interessantes