Ed. Física, perguntado por sabrinagoncalves1959, 4 meses atrás

1. escolha um dos esportes de invasão e pesquise a história e regras (mínimo 15 linhas)​

Soluções para a tarefa

Respondido por Derikmeudeusesgora
0

R: Esportes de invasão são modalidades esportivas como futebol, handebol, basquete, futsal, rugby, frisbee, futebol americano, polo aquático, hóquei e as menos conhecidas floorball, polo (equestre) e corfebol.

Nelas, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário.

Ao mesmo tempo, elas precisam defender sua quadra, impedindo que os adversários consigam marcar pontos.

As características presentes nos esportes de invasão são os lançamentos, recepções e passagens de bola ou de outro objeto.

Exemplos de esportes de invasão

1. Futebol

Surgido na Inglaterra no século XIX, o futebol é o esporte de maior sucesso no Brasil. O mais apreciado é talvez o futebol de campo, no qual onze jogadores integram cada equipe e jogam em um campo gramado. Antigamente era jogado apenas por homens, hoje em dia, há a modalidade feminina.

É considerado um esporte de invasão, pois os participantes devem levar a bola usando os pés até a quadra adversária e inseri-la no gol. Para isso, usam técnicas como drible, chute, condução e passe.

2. Handeb

O handebol foi criado na Alemanha em 1919 e em sua origem era jogado em gramados, hoje é executado em quadras fechadas.

As equipes têm como objetivo fazer gols, assim como no futebol, mas nesse caso é jogado com as mãos. Por isso recebeu o nome handebol, que é a junção das palavras inglesas hand (mão) e bol (bola).

Nessa modalidade, a duração da partida tem uma hora, dividida em dois tempos de 30 minutos. O jogo também abrange dribles e passes, sendo o “arremesso” uma técnica importante para conseguir pontuação. Nos jogos masculinos, a bola é um pouco maior do que nos jogos femininos.

3. Basquete

O basquete também é um jogo coletivo que envolve o passe de bola com as mãos. Entretanto, nessa modalidade a meta é inseri-la em uma cesta.

Para isso, são utilizadas as batidas no chão e passes, além de posições ofensivas (de ataque) e defensivas. Geralmente, os jogadores de basquete têm alta estatura, pois é um diferencial no desempenho.

Esse é um jogo que foi criado em 1891 por um professor de educação física canadense, James Naismith, como alternativa de esporte para ser jogado em quadra durante o inverno.

4. Futsal

O futsal é um jogo semelhante ao futebol de campo, mas é jogado em quadras fechadas e tem outras especificidades.

Criado no Uruguai na década de 30, o futsal chegou no Brasil em 1935, mas foi na década de 50 que as suas regras foram consolidadas.

Nessa modalidade, a bola é mais pesada que a do futebol de campo e a duração da partida é menor, com dois tempos de 20 minutos.

Esse é um jogo bastante dinâmico, em que os jogadores usam como recursos estratégicos os passes, dribles, chutes e cabeceios.

Muitas vezes, confunde-se o futsal com o futebol de salão, mas apesar de semelhantes, as modalidades têm algumas diferenças.

5. Rugby

O rugby, ou rúgbi, é um esporte criado em 1823 na Inglaterra.

É constituído de duas equipes, de 7 ou 15 participantes. O objeto utilizado é uma bola oval, que pode ser conduzida com os pés ou com as mãos.

A meta é chegar a uma espécie de trave em formato de H, localizada no fundo da quadra. A jogada que mais vale pontos é o try, na qual deve-se passar a linha de gol (a trave H) de seu oponente e colocar a bola no chão.

Esse é um jogo que envolve força e resistência, há também bastante contato, por isso, é necessário usar protetores bucais.

Conheça mais sobre o assunto, leia: Rugby

6. Frisbe

O frisbee surgiu na década de 40 a partir de uma brincadeira entre estudantes, nos EUA. O objeto utilizado nesse esporte é um disco de 175 gramas que deve ser levado à zona do gol, localizada no fundo da quadra.

São sete paticipantes em cada equipe. O frisbee, nome do disco, é passado entre os jogadores, que têm até dez segundos para passar para o colega.

Uma curiosidade é que esse jogo que não possui árbitros, sendo as regras normalmente respeitadas por todos os jogadores.

7. Futebol americano

O futebol americano é um esporte que surgiu nos EUA no século XIX como decorrência do rugby. Lá ele é chamado de football, enquanto o futebol é conhecido por soccer.

Essa modalidade, disputada em um campo aberto, tem como zona de gol uma trave em formato de Y. São 11 jogadores em cada equipe e a partida ocorre em 4 tempos de 15 minutos.

O curioso é que apenas um jogador tem a função de coordenar o ataque. Esse jogador (quarterback) é o responsável pela chamada das jogadas, que são divididas entre jogadas de passe ou jogadas de corrida.

Assim, ocorre bastante contato corporal, sendo necessário equipamento de proteção, como capacetes e roupas especiais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

                 ESPERO TER AJUDADO!!!

                                                        :)

Respondido por tackkausiea
0

Resposta:

HISTORIA FUTEBOL

Como vimos, o futebol moderno surgiu apenas no século XIX, mas sabe-se que milhares de anos atrás já eram praticados pela humanidade esportes com características semelhantes. O vestígio de prática similar ao futebol mais antigo do qual se tem conhecimento remonta à China de 3000 a.C.

Mas os registros históricos não remetem apenas aos chineses. Existem evidências de esportes semelhantes ao futebol sendo praticado por japoneses, egípcios, além de gregos e romanos antigos. Também há registros em diferentes povos mesoamericanos (da região da Mesoamérica, atual México e América Central).

Eduardo Galeano traz relatos de algo parecido com o futebol sendo praticado na Inglaterra durante a Idade Média. O jornalista uruguaio destaca que, no século XIV, o rei Eduardo II condenava essa prática esportiva. Outros reis ingleses como Eduardo III, Henrique IV e Henrique VI chegaram a proibir a prática do esporte. Alguns séculos depois, ainda na Inglaterra, surgiria o futebol moderno. Isso ocorreu a partir da junção de clubes que não aceitavam determinadas regras da prática do rugby e decidiram unir-se para criar outro esporte, no qual não se conduzisse a bola com as mãos. As regras deste novo esporte, o futebol, foram estabelecidas em 1846 pela Universidade de Cambridge.

As primeiras normas ainda estavam em um estágio extremamente embrionário e apresentavam algumas diferenças em relação ao futebol praticado atualmente. Galeano aponta que as regras estabelecidas inicialmente para o futebol “não limitavam o número de jogadores, nem a extensão do campo, nem a altura do arco, nem a duração das partidas”.|3|

Naturalmente, uma série de mudanças foram sendo realizadas ao longo do século XIX, como a introdução do goleiro e do árbitro, a criação do pênalti para as faltas cometidas dentro da área, além da utilização das mãos para a cobrança do lateral. O crescimento do esporte e sua disseminação pela Europa levaram ao surgimento da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que contava inicialmente com as seguintes nações:

REGRAS FUTEBOL

O futebol é um esporte cujo campo de grama apresenta 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, uma padronização da Fifa. Duas equipes compostas por 11 jogadores disputam uma partida em que o objetivo é marcar o máximo possível de gols. Jogadas violentas podem ser punidas com cartões amarelo (serve como advertência) e vermelho (expulsão do jogador), e somente o goleiro pode usar as mãos durante a partida. Faltas cometidas dentro da área são punidas com a marcação de pênalti (cobrança feita de uma marca que fica a 11 metros do gol).

As partidas duram 90 minutos (divididos em dois tempos de 45 minutos), e as pausas são repostas com acréscimos determinados pelo árbitro. Em disputas eliminatórias, comumente conhecidas como mata-mata, se o jogo estiver empatado é realizada a prorrogação, composta por 30 minutos (divididos em dois tempos de 15 minutos). Caso a disputa permaneça empatada, haverá cobrança de pênaltis para definição do vencedor

Explicação:

S2

Perguntas interessantes