1. Escolha um dos elementos presentes em pequena quantidade ou presentes em quantidade muito pequena no organismo, e para ele, pesquise quais são as fontes alimentares que o fornecem ao organismo.
2. Para a mesmo elemento escolhido, pesquise que problemas pode trazer o excesso dele no organismo.
3. Alguns elementos podem ser tóxicos ao organismo humano. Pesquisem os principais elementos venenosas para o ser humano. Escolha 1 elemento encontrado na pesquisa e informe as possíveis fontes de contaminação (onde podemos encontrá-lo).
4. Na tabela dada anteriormente vimos que alguns elementos estão presentes no nosso organismo na forma de ions. Para cada fon apresentado abaixo, informe a massa(A), número atômico (2), número de prótons (p), número de nêutrons (n) e o número de elétrons (e). a Massa (A) Ne atómico (2) Protons (p) Neutrons (n).
Soluções para a tarefa
1 - Cálcio (Ca) - O cálcio é um nutriente que atua em diversas funções do organismo, desde a formação óssea, controle da pressão arterial e a prevenção de doenças crônicas e hereditárias. Segundo a nutricionista Bianca Pires, o mineral é de suma importância para o nosso bem-estar e, embora sua maior concentração esteja nos leites e derivados, também é possível encontrá-lo em peixes e alguns vegetais: Leite, Queijo, Couve, Tofu, Espinafre, Brócolis, Iogurte, Feijão Branco, etc...
2 - O excesso pode acarretar problemas nas glândulas da paratireoide, câncer ou por distúrbios que lesionam os ossos, é detectado por exame de sangue quando ocorrem dilemas digestivos acompanhados de sede ou vontade de urinar constante, se tratando de um caso grave pode ocasionar confusões e até chegar ao coma.
3 - Arsênio (As) - O Arsênio é um metaloide amplamente distribuído na crosta terrestre, é encontrado em forma de sulfeto em grandes variedades de minerais, é utilizado como raticida, e em alguns casos como medicação homeopática ou alopática. As fontes de contaminação abrangem minerais, rochas, solos, água e alimentos. As principais vias de contaminação pelo o Arsênio são as águas poluídas e ingestão de solos contaminados. A toxidade de arsênio apresenta altos níveis de absorção, dependente da solubilidade do composto.
4 - Oxigênio (O)
Massa atômica = 16 u
Número atômico = 8
Número de prótons = 8
Número de nêutrons = 8
Números de elétrons = 8
Hidrogênio (H)
Massa atômica = 1g/mol
Número atômico = 1
Número de prótons = 1
Número de nêutrons = 2
Números de elétrons = 1
Nitrogênio (N)
Massa atômica = 14 u
Número atômico = 7
Número de prótons = 7
Número de nêutrons = 7
Números de elétrons = 7
Carbono (C)
Massa atômica = 12 u
Número atômico = 6
Número de prótons = 6
Número de nêutrons = 6
Números de elétrons = 6