1. Escolha da lista abaixo duas doenças e diga: Quando aconteceu? Quantos foram infectados? Quais eram os sintomas? Encontraram cura? Quais foram os cuidados de biossegurança?
a) Peste negra
b)varíola
c) Gripe espanhola
d)Tifo
e) Gripe Suína
2. Escolha uma das doenças abaixo e responda: Quais são os sintomas? Como é a forma de contágio? Existe cura atualmente? Onde e quando já houve surto/epidemia/pandemia? Existe prevenção dessa doença?
a) Cólera
b)Tuberculose(ativa)
c) Febre amarela
d)sarampo
e) malária
f) AIDS(infeção por HIV não tratada )
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
a) 1346 / matando entre 75 milhões e 200 milhões / pessoas na antiga Eurásia./ são febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares./ . O tratamento é feito com antibióticos e há a necessidade de isolamento durante cerca de 6 dias/ Evitar contato com roedores silvestres e suas pulgas. Evitar contato com animais sinantrópicos, que se adaptaram a viver junto ao homem, pois eles podem estar infestados por pulgas infectadas.
b) Entre 1617 e 1619 / Estima-se que ao longo do século XX a varíola tenha causado entre 300 e 500 milhões de mortes. Em 1967 ocorriam ainda 15 milhões de casos por ano. / bastante similares ao de uma gripe e incluem, por exemplo, febre, dor de cabeça, mal-estar e dores musculares. Depois, o vírus se espalha pelo corpo por meio do sistema linfático e surgem manchas avermelhadas por toda parte./ A varíola não tem cura e os tratamentos existentes somente aliviam os sintomas da doença, sem a possibilidade de matar o vírus e impedir, por exemplo, o surgimento das pústulas características. A melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação./ Não há nenhum tratamento estabelecido para a varíola assim que a vacinação é considerada ser a maneira preliminar de prevenção da doença. A vacina da varíola foi introduzida em 1796 por Edward Jenner e usada pelo WHO para erradicar com sucesso global a varíola.
Explicação:
2)
a)
diarreia e vômitos, com diferentes graus de intensidade, o que acaba sendo confundido com sinais de outras doenças. Também pode ocorrer dor abdominal e, nas formas severas, cãibras, desidratação e choque. Febre não é uma manifestação comum./ Por água ou alimentos contaminados/O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos e fluidos/ Um surto de dois anos teve início em Inglaterra e no País de Gales em 1848 e ceifou 52.000 vidas./Para impedir a cólera, as seguintes recomendações são feitas: Bom saneamento, desde que a cólera é transmitida o mais geralmente através da água potável que é contaminada com as fezes contaminadas
b)
perda de peso, falta de apetite, febre, tosse, escarro com sangue e suores a noite/ A bactéria da tuberculose dissemina-se de pessoa para pessoa através do ar. A bactéria localiza-se em gotículas de secreções que são expelidas pela boca e pelo nariz quando um doente tosse ou espirra/ A tuberculose é uma doença cujo prognóstico depende da rapidez de diagnóstico e do início do tratamento. Sem tratamento, a tuberculose pode ser fatal (pode matar)./ A tuberculose surgiu na África há 70 000 anos – e a doença possui uma trajetória evolutiva próxima a dos seres humanos. É o que concluiu um estudo internacional que analisou 259 amostras da bactéria Mycobacterium tuberculosis, causadora da doença./A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.
* Escolhi as duas primeiras opções de cada doenças da alternativa 1 e 2