Física, perguntado por gui00games, 10 meses atrás

1. Em um parque de diversões, João tenta ganhar um prêmio no jogo dos dardos. Para isso, deve acertar um ponto situado na periferia do disco do alvo. O disco gira em MCU com a velocidade de 4,5 m/s e possui um raio de 45 cm. João lança o dardo horizontalmente na direção do centro do alvo, distante 6 m, quando o ponto está passando na extremidade superior do disco, como mostra a figura abaixo. 6 m R Com base no exposto, marque a alternativa que indica o módulo da velocidade de lançamento horizontal do dardo, em m/s, para que João acerte o ponto na extremidade inferior do disco do alvo. a) 35 b) 30 C) 25 d) 20​

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
77

A alternativa que melhor responde essa questão é a letra e).

As extremidades superior e inferior do disco estão separadas pelo equivalente à meia circunferência. Assim, o lançamento do dardo precisa estar sincronizado com o tempo necessário para que o disco gire o equivalente à meia circunferência.

A circunferência desse disco é C = 2.π.R ⇒ C = 2.π.0,45m ⇒ C ≅ 2,82 m ⇒ C/2 ≅ 1,41 m.

Como a velocidade de giro do disco é de 4,5 m/s, temos:

t = d/V ⇒ t = 1,41/4,5 ≅ 0,3 segundos.

Assim, a velocidade do dardo precisa ser tal, que percorre esses 6 m em 0,3 segundos.

Portanto:

V = d/t ⇒ V = 6/0,3 ⇒ V = 20 m/s para o dardo.

Respondido por bryanavs
1

O módulo de lançamento horizontal do dado, em m/s, para que João acerte o ponto na extremidade inferior do disco do alvo será: V = 20 m/s - letra d).

O que é a cinemática?

A cinemática por exemplo, é a vertente da física que trabalha e estuda as consequências dos movimentos dos corpos, onde possuímos "bases" como: Velocidades, Aceleração e Movimento, por exemplo.

Logo, o espaço acaba determinando a posição da partícula na trajetória e com isso, funciona como o comprimento do trecho de trajetória compreendido entre a partícula e o ponto inicial.

Dessa forma, os lançamentos precisam estar sincronizados para que o disco gire de forma correta e em sintonia. Com isso, a circunferência desse disco será:

C = 2.π.R

C = 2.π.0,45m

C ≅ 2,82 m

C/2 ≅ 1,41 m.

E como sabemos que a velocidade do giro será de 4,5m/s, teremos:

t = d/V

t = 1,41/4,5

T = 0,3 segundos.

Finalizando então, a velocidade do dardo irá fluir 6m em 0,3 segundos e dessa forma:

V = d/t

V = 6/0,3

V = 20 m/s.

Para saber mais sobre Lançamento Horizontal:

https://brainly.com.br/tarefa/27552660

espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas interessantes