1 Em que século ocorreu o movimento chamado Iluminismo e em que
região?
2 O que você entende por “ideais de liberdade, igualdade e fraternidade”?
3 Qual era a classe social mais interessada nessas mudanças?
4 O que foi o absolutismo e quem era os Déspotas esclarecidos?
5 Qual a relação que podemos fazer entre o conceito “Antigo Regime” com
a “modernidade”, conforme estudamos no mês passado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)R:O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
2)R:Na antiguidade, ser livre significava participar da comunidade política, "da coisa pública, do diálogo no plural, que permite a palavra viva e a ação vivida, numa unidade criativa e criadora".
3)R:A classe burguesa era, naquele momento, formada por proprietários dos meios de produção, ou seja, os donos das fábricas. Foi o desejo da classe burguesa de aumentar seu lucro que impulsionou o desenvolvimento industrial
4)R:O despotismo esclarecido é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII que, embora partilhas com o absolutismo a exaltação do estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo.
5)R:A Idade Moderna, ao contrário do que se pode imaginar, não se refere ao momento histórico em que vivemos atualmente, mas é um período da história ocidental compreendido entre os anos de 1453, com a tomada de Constantinopla pelo Império Otomano, e 1789, início da Revolução Francesa.
Explicação:
Espero ter judado, bom estudo;)
Resposta:: o trabalho em questão faz uma breve reflexão acerca do princípio da igualdade consagrado pela Constituição Federal de 1988, analisando a evolução da ideia de isonomia desde os tempos remotos até o momento atual. Em seguida, realiza um estudo acerca da dicotomia entre o princípio da igualdade em suas acepções formal e material. Por fim, busca averiguar o verdadeiro significado da isonomia após o advento da Constituição Federal de 1988, minuciando de que forma o princípio da igualdade atua para corrigir distorções e equalizar desigualdades existentes entre os indivíduos.
PALAVRAS-CHAVE: Constituição, igualdade, isonomia
ABSTRACT: The presente work aims to present a brief reflection on the principle of equality enshrined in the Federal Constitution of 1988, analyzing the evolution of the idea of isonomy from the earliest times to the present. After, studies the dichotomy between the principle of equality in its formal and material meanings. Finally, it seeks to ascertain the true meaning of isonomy after the advent of the Federal Constitution of 1988, analyzing how the principle of equality acts to correct distortions and equalize diferences between individuals.
KEYWORDS: Constitution, equality, isonomy
SUMÁRIO: 1. Evolução do princípio da igualdade. 2. Igualdade formal. 3. Igualdade material. 4. O dever de tratamento desigual e o elemento discriminador. 5. Conclusão. Referências.
Explicação: