1. Em 1820, a revolução liberal eclodiu em Portugal e a família real foi forçada a retornar a Lisboa. Antes de deixar o Brasil, no entanto, D. João nomeou o seu filho mais velho, D. Pedro de Alcântara de Bragança, como Príncipe Regente do Brasil (1821). As ordens vindas da Corte de Lisboa em 1821 visavam, principalmente: *
1 ponto
( ) Reconhecer a regência de D. Pedro e fortalecer seu governo;
( ) Apaziguar os ânimos do Brasil garantindo um tratamento igualitário;
( ) Submeter o Brasil a autoridade de Lisboa e acabar com a regência de D. Pedro.
( ) Garantir a separação e independência do Brasil em relação a Portugal.
2. Um dos fatos que fizeram o processo de independência do Brasil ser diferente das demais nações da América hispânica foi: *
1 ponto
( )A vinda Família Real portuguesa para o Brasil.
( ) As guerras napoleônicas na Europa.
( ) As ideias iluministas surgidas na França.
( ) A crise do sistema colonial
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. c) Submeter o Brasil a autoridade de Lisboa e acabar com a regência de D. Pedro.
2. a) A vinda Família Real portuguesa para o Brasil.
Explicação:
Google Classroom
1 - É correta a alternativa C, já que a principal ideia por trás da "convocação" de Dom Pedro I era reverter o estado político que o Brasil possuía então (de Reino) e retomar o modelo colonial com Portugal.
Ao se recusar a retornar (no Dia do Fico), Dom Pedro I deu um passo ao lado das aspirações brasileiras pela independência, contrariando as ordens da Corte Portuguesa.
2 - É correta a alternativa A, de modo que aqui houve, no século XIX, uma relação muito maior entre a família real responsável pela colonização (a família de Bragança) e a independência política nacional.
Por conta disto houve a manutenção, aqui, de um modelo monarquista de características absolutistas, enquanto os nossos vizinhos se tornaram, quando independentes, repúblicas.