1. Duas forças, i, ei, atuam sobre um pequeno objeto. F, é vertical, para baixo e vale 8,0 N, en- quanto F, é horizontal, para a direita e vale 6,0 N. a) Usando uma escala de 1 cm: 2 N, desenhe no caderno uma figura mostrando os veto- res que representam F, F. b) Nessa figura, indique a resultante de F, EF, e, usando uma régua, determine o módulo dessa resultante.
Soluções para a tarefa
- Questão:
Duas forças, F1 e F2, atuam sobre um pequeno objeto. F1 é vertical para baixo e vale 8,0N, enquanto F2 é horizontal, para a direita e vale 6,0N.
a) Usando uma escala de 1cm: 2N, desenhe uma figura mostrando os vetores que representam F1 e F2
b) Nessa figura, desenhe a resultante de F1 e F2 e usando uma régua, determine o módulo dessa resultante
- Explicação:
a) O desenho de número 1 está em uma escala de 1cm: 2N, onde cada quadrado da grade cinza equivale a 1 cm.
b) O desenho da Força Resultante (Fr) está demonstrado na figura 2 e pode ser calculado aplicando o teorema de Pitágoras:
(Fr)² = (F1)² + (F2)²
Fr² = 8² + 6²
Fr² = 64 + 36
Fr² = 100
Fr = √100
Fr = 10 N
O desenho dos vetores e o módulo da resultante se encontram em anexo para uma melhor compreensão - letra a) e b).
Como Funciona a dinâmica?
Existe um campo que estuda as causas do movimento de um corpo, onde a força acaba sendo a forma primária e fundamental para isso acontecer, e esse campo é conhecido como Dinâmica.
E a força centrípeta, sendo parte do conglomerado da Dinâmica, funciona como a função da componente centrípeta e com isso, varia a direção da velocidade vetorial.
Portanto para a letra a), encontraremos que o desenho de número 1 acaba sendo uma escala de 1cm, onde cada quadrado do mesmo será de 1cm. Já para a letra b), é possível aplicar o teorema de Pitágoras. Portanto:
- (Fr)² = (F1)² + (F2)²
Fr² = 8² + 6²
Fr² = 64 + 36
Fr² = 100
Fr = √100
Fr = 10 N
Para saber mais sobre Força:
brainly.com.br/tarefa/44145993
#SPJ2