1. Descreva os princípios genéticos e de compatibilidade do sistema ABO humano.
2. O que é eritroblastose fetal? Que procedimento deve ser realizado para que as mulheres não desenvolvam tal problema em suas gestações?
3.Descreva as principais heranças relacionadas ao sexo, bem como os motivos para sua maior incidência em humanos do sexo masculino.
4.Fale sobre os principais tipos de interações gênicas e sobre como esse processo pode aumentar a varibilidade genética dos animais.
5.Descreva como um processo de transgenia pode ser realizado. Fale também sobre os benefícios para a agropecuária.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.Os princípios da genética são as características determinadas pelos genes; Este sistema(sistema ABO humano)se caracteriza pela. Presença ou ausência de dois antígenos (A e B), chamados aglutinógenos, isolada ou simultaneamente, em cada indivíduo. Indivíduos do grupo O (doador universal) não possuem nenhum dos dois antígenos, portanto possuem anticorpos anti-A e anti-B.
2.A eritroblastose fetal é uma doença que pode ocorrer quando mães Rh- geram filhos Rh, para que as mulheres não desenvolvam tal problema pode-se administrar gamaglobulina anti-Rh, eliminando as hemácias fetais do sangue materno, evitando assim a sensibilização e a possível concepção de um bebê com eritroblastose.
3.A maior incidência de doenças presentes no sexo masculino, se deve ao fato de que o homem apresenta somente um cromossomo X, em se tratando de doenças ligadas ao sexo.
Por conta disso, qualquer doença que se manifeste no cromossomo X, será preponderante em todos os homens, ao passo que as mulheres (por apresentarem dois cromossomos X), ainda podem se tornar portadoras, e não individuos acometidos com a doença.
4.A interação gênica ocorre quando dois ou mais genes interagem, colaborando, assim, para o surgimento de determinada característica. Essas interações mostram que a determinação de um fenótipo (característica observável resultada da expressão de genes, sendo influenciada também por fatores ambientais) é um processo complexo, podendo envolver diversos pares de genética, tendo assim uma grande variedade genética.
5.É o processo de alteração do material genético de uma espécie pela introdução de uma ou mais sequências de genes provenientes de outra espécie, mediante o emprego de técnicas de engenharia genética. As principais vantagens dos transgênicos na agricultura estão diretamente ligados à produtividade.
Explicação: