1) De acordo com nossos estudos sobre Patrimônio Histórico, Material e Imaterial, a História estuda: *
1 ponto
a) as mudanças e permanências na sociedade; mudanças no campo da comunicação, da moda, da alimentação, da construção de moradias, do lazer.
b) a vida e obra de grandes personagens, como imperadores e generais, afinal, são eles que constróem a história.
c) as vitórias, as batalhas e as guerras vencidas, tudo aquilo que venha valorizar as permanências na vida em sociedade.
d) apenas as mudanças ocorridas no tempo, já que não existem permanências dentro da sociedade.
2) A Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 216, ampliou o conceito de patrimônio estabelecido pelo Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, substituindo a nominação Patrimônio Histórico e Artístico, por Patrimônio Cultural Brasileiro, que pode ser: *
1 ponto
a) apenas material, pois a dança, por exemplo, não é considerada um patrimônio cultural.
b) patrimônio material, representado somente pelos prédios históricos.
c) patrimônio material e imaterial; podendo o patrimônio material ser classificado como Histórico, Etnográfico, Artes, Arqueológico, Belas Artes, entre outros.
d) apenas imaterial, pois o patrimônio histórico abrange apenas as expressões culturais das sociedades.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A e C
Explicação:
1 - É correta a alternativa A, já que a História nada mais é que a ciência que estuda o passado, o que pode incluir desde grandes personagens e acontecimentos, como reis e generais, a coisas mais "banais" e simples, como a moda e as formas de lazer.
Enquanto ciência a História toma por base as fontes históricas, que podem ser documentos, canções, pinturas e artefatos deixados por pessoas que viveram no passado, para fazer todas as suas alegações. É possível estudar a História de uma série de diferentes facetas da sociedade, sendo o Historiador alguém que busca estudar as mudanças e permanências.
2 - É correta a alternativa C, já que são parte do nosso patrimônio histórico tanto coisas físicas, como prédios, estátuas e monumentos, quanto coisas simbólicas/imateriais, como a nossa língua, as nossas manifestações religiosas, o nosso folclore e a nossa música.