1)Como o corpo das briófitas são divididos?
2)Quais são os características principais das briófitas?
3)Qual a principal característica das briófitas?
4)Quais são os tipos de reprodução das briófitas?
5)Cite exemplos de Briófitas:
6)Por que as estruturas rizóides , caulóides e filóides recebem esse nome?
7)Quais são os dois tipos de gametófitos das briófitas?
8)Qual o ambiente físico que elas são encontradas?
9)Descreva um musgo:
10)Descreva uma hepática:
Escolha a frase que esteja no modo imperativo
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Gametófito, esporófito, rizoide, cauloide, filoide, haste, esporos e cápsula.
2)
3)São plantas não vasculares (sem vasos condutores) que incluem musgos, hepáticas e antóceros.
4)A maioria apresenta reprodução sexuada, mas existe algumas de formas assexuada. A reprodução sexuada ocorre na água e com a alternância de duas gerações: uma que é esporofítica (que produz esporos) e a outra que é gametofítica (que produz gametas).
5)Marchantia Polymorpha, Polytrichum Commune, Leucobryum Glacum.
6) Rizoides - são filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente, ou seja, são as raízes
Cauloide - é uma pequena haste de onde partem os filoides, são os caules da planta.
Filoides - são estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese, são as folhas da planta.
7)Gametófitos femininos e masculinos.
8)Em lugares úmidos e com sombras.
9)Os musgos constituem a maior parte das plantas briófitas. São plantas de pequeno porte e de estrutura simples, eles não apresentam vasos condutores, flores e sementes. Os musgos podem ser encontrados em quase todas as partes do mundo, até mesmo nas regiões congeladas.
10)O fígado é a maior víscera do corpo humano, correspondendo a 1/50 do peso corporal em adultos e 1/20 do peso corporal de um neonato. Situa-se no quadrante superior direito do abdômen, aderido à superfície inferior do diafragma.
Resposta:
1) rizoides = filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e são responsáveis por absorver a água e os sais minerais que estão disponíveis no ambiente.
cauloides = uma pequena haste de onde surgem os filoides.
filoides = estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
2) São plantas muito pequenas que se desenvolvem, geralmente, em ambientes úmidos. Elas são consideradas como intermediárias entre as algas verdes e as plantas vasculares, pois possuem uma estrutura muito parecida com a do cloroplasto, mas diferente deste elas já apresentam organização tecidual.
3) As briófitas são criptógamas terrestres com tecidos, mas sem xilema e floema, tecidos especializados, respectivamente, no transporte de água e sais minerais (seiva do xilema) e água e substâncias orgânicas derivadas da fotossíntese (seiva do floema).
4) Reprodução sexuada, que ocorre na água e com a alternância de duas gerações: uma que é esporofítica (que produz esporos) e a outra que é gametofítica (que produz gametas).
Reprodução assexuada, que ocorre através da formação de propágulos no interior de estruturas presentes na planta-mãe.
5) Musgos, Antóceros e Hepáticas.
6) Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas).
7) O gametófito apresenta rizoides, cauloides, filoides e os órgãos reprodutores. Esses órgãos reprodutores são: o anterídio, responsável pela produção dos gametas masculinos (chamados de anterozoide); e o arquegônio, responsável pela produção dos gametas femininos, chamados de oosfera.
8) As briófitas ocorrem preferencialmente em ambientes úmidos e abrigados da luz direta, pois não têm estruturas que evitam a transpiração intensa. Assim, essas plantas são encontradas em abundância nas florestas tropicais e nas temperadas. Algumas espécies de briófitas são muito sensíveis à poluição e a ausência delas indica má qualidade do ar.
9) Grupo com cerca de 9.500 espécies. Além de rizoides, os gametófitos geralmente possuem um eixo principal – cauloide -, de onde partem os filoides. O esporófito desenvolve-se sobre o gametófito e é formado pelo pé, pela seta e pela cápsula, no interior da qual está o esporângio, onde haverá formação de esporos por meiose.
10) O filo das hepáticas engloba cerca de 6.000 espécies. Os gametófitos têm corpo achatado ou folhoso e se fixam ao solo por meio de rizoides.