1) Comente sobre o nitrato de amônio quanto:
ao tipo de ligação;
b. as suas fórmulas (representação);
a sua Geometria molecular (desenhe):
d. a sua polaridade:
a sua solubilidade;
as suas aplicações.
CH
e.
2) Quais são as diferenças entre o lon NH, e a substância NH,?
3) Quais são as diferenças físico-químicas entre o óxido de nitrogênio e o dióxido de
carbono?
4). De acordo com o seguinte trecho do artigo 1:
explosivos de qualquer tipo e até mesmo metais, como aluminio, magnésio em
pó."
Por que estes metais em especial são perigosos quando estão em presença de
nitrato de amônio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O nitrogênio é da família 15, possui 5 elétrons na camada de valência e precisa realizar três ligações covalentes (com compartilhamento de elétrons) para ficar com oito elétrons na camada de valência e, desse modo, ficar estável. No entanto, cada oxigênio possui 6 elétrons na última camada e, portanto, cada um de seus átomos precisa realizar duas ligações para ficar estável.
Assim, no ânion nitrato, o nitrogênio é o elemento central, que realiza uma ligação dupla com um dos oxigênios, que fica estável, uma ligação simples com um dos outros dois oxigênios, e com o outro uma ligação covalente dativa. Isso significa um dos oxigênios não fica estável, precisando ainda receberem mais 1 elétron, dando um total de carga igual a -1. COm a dativa o nitrogênio faz uma ligação a mais do que poderia fazer, doando um de seus elétrons, ficando com carga igual.
As principais aplicações dos nitratos são em remédios, como vasodilatadores em tratamentos de angina do peito (dor no peito causada pelo baixo abastecimento de oxigênio pelo fluxo de sangue ao músculo cardíaco) e de disfunção erétil masculina. São também usados em fertilizantes e em explosivos, conforme será mencionado mais adiante.
Os nitratos podem ser produzidos por meio de uma reação de neutralização do ácido nítrico (HNO3) com alguma base. Veja o exemplo abaixo, onde se formou o nitrato de magnésio:
HNO3 + Mg(OH)2 → Mg(NO3)2 + H2O
Três exemplos principais desse tipo de composto são o nitrato de sódio (NaNO3), o nitrato de potássio (KNO3) e o nitrato de amônio (NH4NO3). Em todos esses casos, os cátions (Na+, K+ e NH4+) fornecem 1 elétron para um ânion nitrato.
Explicação: