1)com o fim da guerra fria, a aliança militar pacto de Varsóvia deixou de existir; contudo, a OTAN continua atuando. Por quê?
2) relembre os conceitos de "nação" e de "estado" e, em seguida responda: a denominação Organização das Nações Unidas está de acordo com o que ela representa? justifique.
3) pesquise diferentes definições para o termo "terrorismo" e selecione o que você considera que melhor expressa essa ação, justificando o porquê de sua escolha.
4) quando um estado pode ser considerado terrorista? reflita e registre suas conclusões.
Soluções para a tarefa
Olá,
1) O foco das duas alianças era serem forças contrárias, a OTAN (EUA e países Europeus) agiria contra a Aliança Militar do Pacto de Varsóvia (países socialistas), e vice-versa, caso necessário.
O foco deles mudou; a OTAN se transformou uma forma dos países ocidentais trocaram conhecimentos e tecnologias militares, enquanto que a Aliança dos soviéticos se tornou uma ferramenta de controle de revoltas na URSS. A Aliança do Pacto de Varsóvia terminou em 1990, enquanto a OTAN continuou.
2) Estado é a pessoa jurídica de determinada sociedade e território, enquanto que a Nação é formada pelas pessoas, laços históricos e a ligação entre eles. A ideia de Nações Unidas se encaixa com a ideia de que mesmo pessoas de países diferentes podem unirem-se para o bem comum. Entretanto, quando falamos do caráter jurídico, o termo Estado seria mais apropriado.
3) Terrorismo, segundo o dicionário, é a imposição de desejos políticos através da violência e do terror. É uma boa definição porque mostra o caráter antidemocrático: o terrorista não respeita a vontade, a vida e nem a liberdade.
4) Estado terrorista é quando determinado estado usa a violência e a opressão como forma de terror, uma estratégia para manutenção do poder através do medo.
Espero ter ajudado!