1- Classifica as orações subordinadas substantivas sublinhadas:
1- É possível que haja erros graves.
2- Eu espero que não haja erros.
3- Eu duvido de que não haja erros.
4- Seu desejo era que não houvesse erros graves.
5- Queria isto: que não houvesse erros graves.
6- Tinha certeza de que não havia erros graves.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Subjetiva
2- Objetiva direta
3- Objetiva indireta
4- Predicativa
5- Apositiva
6- Completiva nominal
Explicação:
Orações subordinadas são orações que depende sintaticamente de outra pra ter sentido. Elas são classificadas em SUBSTANTIVA, ADJETIVA e ADVERBIAL.
As orações substantivas, como o próprio nome já diz, assumem função de substantivo e são classificadas em:
Subjetiva: tem a função de sujeito. Exemplo: Eu espero que não haja erros graves; QUE NÃO HAJA ERROS GRAVES, tá desenpenhando a função de sujeito.
Objetiva direta: tem função de objeto direto ( termo da oração que completa o sentido de um verbo sem o auxílio de uma preposição). Exemplo: Eu espero que não haja erros; QUE NÃO HAJA ERROS, estã cumprindo função de objeto direto.
Objetiva indireta : tem função de objeto, mas, com auxílio de preposição. Exemplo: Eu duvido de que não haja erros; DE QUE NÃO HAJA ERROS está desempenhando função de objeto indireto.
Predicativa: exerce função de predicativo ( termo que qualifica o sujeito. Exemplo: seu desejo era que não houvesse erros; ERA QUE NÃO OUVESSE ERROS, tá qualificando o sujeito.
Apositiva: tem função de aposto ( termo que explica e especifica algo já dito antes). Exemplo: Queria isto: que não houvesse erros; QUE NÃO HOUVESSE ERROS, está especificando aquilo que se quer, por tanto, tem função de aposto.
Completiva nominal: exerce função de complemento nominal ( termo que completa o sentido de um nome substantivo, adjetivo, pronome...). Exemplo: Tinha certeza de que não havia erros graves; DE QUE NÃO HAVIA ERROS GRAVES tem função de complemento nominal, pois está complementando o sentido do substantivo CERTEZA.