1- Assinale a alternativa que apresenta as principais correntes filosóficas da Filosofia Cristã Medieval: * 10 pontos A- Neoclassicismo e Neoplatonismo. B- Escolástica e Heliocentrismo. C- Neoplatonismo e Geocentrismo. D- Patrística e Escolástica. E- Patrística e Renascimento
Soluções para a tarefa
Resposta:
D)
Explicação:
A Patrística, Escola Patrística ou Filosofia Patrística, foi uma corrente filosófica cristã da época medieval que surgiu no século IV.
Recebe esse nome pois ela foi desenvolvida por diversos padres e teólogos da Igreja, os quais eram chamados de “Pais da Igreja”.
Sua figura mais importante foi Santo Agostinho de Hipona.
As principais correntes filosóficas do Medievo são: D- Patrística e Escolástica.
A Filosofia passou por uma mudança significativa na transição entre a Filosofia da Antiguidade e a Filosofia da Idade Média.
O homem se tornou o foco ligado à crença divina e a justificativa da fé cristã. Na Patrística e na Escolástica, os padres apostólicos são filósofos que tentam unir fé e razão.
Desse modo, o bojo da Filosofia Patrística gira em torno de relacionar a razão com a fé, evidenciando os princípios metafísicos e ontológicos que viriam das doutrinas platônicas, aristotélicas e neoplatônicas.
Sua preocupação vai de encontro com a tentativa de levar o homem a Deus pela Revelação e, também, pela racionalidade, função dada ao homem por Deus.
A Filosofia Escolástica, tendo como principal pensador São Tomás de Aquino, é altamente influenciada pelos pensamentos de Aristóteles. São Tomás, como figura fundamental, formula seus silogismos e sua filosofia baseada na teologia.
A Filosofia Escolástica propunha unir fé e razão e pensava temas como: amor, Deus, conhecimento, política, virtudes e etc.
Link: brainly.com.br/tarefa/111627