1) As teses do filósofo alemão Immanuel Kant sobre o caráter pedagógico da arte influenciaram o
movimento romântico do início do século XIX. Segundo o filósofo, o sentimento do sublime é a elevação do
nosso espírito pela beleza, de forma que, diante do belo, compreendemos a proximidade entre aquilo que é
humano, finito, e aquilo que é infinito, e assim nos erguemos acima do lugar-comum vulgar. Acerca das
concepções estéticas do Romantismo e da filosofia alemā nos séculos XVIII e XIX, assinale o que for correto.
01) Para Kant, o sublime é um sentimento produzido pelo artista a partir do belo natural.
02) Segundo Kant, o sentimento do sublime estimula o nosso sentimento de liberdade moral.
04 0 Romantismo buscou na cultura da Grécia Antiga um exemplo ideal de unidade entre os sentimentos e
as paixões.
08) Para Hegel, a arte é educativa porque, na progressão das diversas formas artísticas, exprime a passagem
da religião natural para a religião da interioridade.
16) O movimento romântico buscou sistematizar a construção artística por meio de regras objetivas, da
mesma forma que filósofos do período, como Hegel, Fichte e Schelling, produziam tratados em que buscavam
sistematizar o conhecimento filosófico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
08) Para Hegel, a arte é educativa porque, na progressão das diversas formas artísticas, exprime a passagem
Explicação:
Acerca das concepções estéticas do Romantismo e da filosofia alemã nos séculos XVIII e XIX, é correto:
Respostas: 2 + 4 + 8 = 14.
02) Segundo Kant, o sentimento do sublime estimula o nosso sentimento de liberdade moral.
Para Kant, o sublime é aquilo que causa espanto, admiração e até mesmo o medo, pois o sublime é grandioso, diferente e assustador. O sentimento do sublime está presente em cada indivíduo, quando este se depara diante das coisas que o perturba.
04) O Romantismo buscou na cultura da Grécia Antiga um exemplo ideal de unidade entre os sentimentos e as paixões.
O Romantismo buscou na cultura da Grécia Antiga, reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos, através da fantasia, do sentimento, da paixão e da imaginação, que foram as bases para a sua definição.
08) Para Hegel, a arte é educativa porque, na progressão das diversas formas artísticas, exprime a passagem da religião natural para a religião da interioridade.
Para Hegel, a arte é um saber das coisas que expõe quem a fez e quem a contempla. A arte mediatiza o imediato ou apreende objetivamente o que é subjetivamente apreendido.
E Hegel salienta os avanços do espírito, em relação à religião, superada pela arte. O superar em sentido do reconhecimento do que ficaria para trás, mas que ao ser assumido como precedente passa a constituir condição necessária para o posterior.
Bons estudos!