1) As preocupações das escolas filosóficas helenísticas estavam voltadas para qual objetivo?
2) Segundo o filósofo Diógenes e os seguidores do cinismo, de que forma um indivíduo pode conquistar a liberdade e ter uma vida virtuosa e feliz? Cite exemplos que se encaixem nesta perspectiva.
3) Ainda sobre Diógenes, este vivia uma vida extremamente simples, renunciando todas as riquezas e confortos das quais tinha direito para ter pleno domínio de sua liberdade. Na sua opinião, é possível viver uma vida feliz abrindo mão dos confortos e prazeres proporcionados pela riqueza? Justifique.
4) Para Epicuro e os seguidores do epicurismo, quais as condições para um indivíduo usufruir dos prazeres de uma vida feliz?
5) Leia a seguinte frase de Epicuro:
“Quando dizemos que o prazer é fim, não queremos nos referir aos prazeres dos intemperantes ou aos produzidos pela sensualidade, como creem certos ignorantes que se encontram em desacordo conosco ou não nos compreendem, mas ao prazer de nos acharmos livres de sofrimento do corpo de perturbações da alma”.
A partir da frase acima, defina o que realmente proporciona prazer para a vida de um indivíduo na visão do epicurismo.
6) Aponte os aspectos que o estoicismo tem em comum com o cristianismo.
7) “Aceite o que o destino reservou para você”. Esta frase resume a ideia de predestinação que os seguidores do estoicismo tinham sobre a existência de cada indivíduo. Reflita sobre tal frase, contextualizando com as expectativas que você tem sobre o seu futuro.
8) Segundo o filósofo Pirro de Élida:
Soluções para a tarefa
O período helenístico, na Grécia, representou uma fusão da cultura grega com as influências orientais que chegaram com a conquista de Alexandre.
Com mudanças na própria organização política, Atenas, aos poucos, perde o protagonismo e, com ela, seus filósofos também deixam de buscar aquele projeto socrático original para passarem a se preocupar com questões éticas distintas:
- ausência de perturbação
- tranquilidade de alma
- vida feliz
É neste momento que algumas escolas famosas da Antiguidade sobem ao palco e exercem enorme influência, como o epicurismo, o ceticismo e o estoicismo - este último durará com firmeza até os tempos romanos, com figuras como Marco Aurélio, Epiteto e Sêneca.
Não se busca, na filosofia do período helenístico, o conhecimento da verdade, como se buscou com Sócrates, Platão e Aristóteles. A preocupação passa a ser prioritariamente ética neste sentido específico de tranquilidade em meio a um momento turbulento da história.