História, perguntado por moniqueemoreiraa, 1 ano atrás

1)
" As nações existem não apenas como funções de um tipo particular de Estado territorial ou da aspiração em assim se estabelecer - amplamente falando, o Estado-cidadão da Revolução Francesa - como também no contexto de um estágio particular de desenvolvimento econômico e tecnológico. A maioria dos estudiosos, hoje, concordaria que línguas padronizadas nacionais, faladas ou escritas, não podem emergir nessa forma antes da imprensa e da alfabetização em massa e, portanto, da escolarização em massa. (…) As nações e seus fenômenos associados devem, portanto, ser analisados em termos das condições econômicas, administrativas, técnicas, políticas e outras exigências."

Escolha a alternativa que melhor sintetiza a passagem acima:

Alternativas:

a)
O autor vê a nação como a "alma de um povo", uma espécie de "consciência moral" a guiá-la pela história.

b)
O autor vê a nação como algo desimportante, um fenômeno secundário.

c)
A nação é vista como decorrência da língua, da etnia e da história comum de um povo.

d)
A leitura do autor é alinhada com a ideologia conservadora, que via as revoluções nacionais como algo a ser combatido.

e)
O autor entende as nações como decorrência da forma assumida pelo Estado num dado momento histórico, e não o inverso.

Alternativa assinalada
2)
Ainda que 1848 seja o grande momento do nacionalismo e dos movimentos por autonomia nacional, a causa nacionalista tem sua origem em um momento prévio da história dos séculos XVIII e XIX. Uma revolução, em especial, garantiu ao Ocidente o exemplo, o modelo e o referencial ideológico para os movimentos nacionalistas da segunda metade do século.

Na passagem acima, a revolução mencionada como referência para os movimentos nacionalistas é a:

Alternativas:

a)
Revolução Francesa.

Alternativa assinalada
b)
Revolução Liberal de 1830.

c)
Guerra de Independência Norte-Americana.

d)
Revolução dos Cravos.

e)
Restauração Bourbon.

3)
Analise as afirmações a seguir:

Língua, etnia e cultura comuns são elementos indispensáveis para a formação de uma nação, sendo presentes e pré-existentes na história de todas as grandes nações europeias.
O estudo das nações e do nacionalismo permanece incompleto, com poucos debates e pequeno volume de reflexão sobre o tema.
III. Hobsbawm denomina as nações como fenômenos duais por serem construídas pelo alto (i.e., pela burguesia), mas compreendidas ou analisadas de baixo (a partir do sentimento popular).

Quais das afirmações acima são VERDADEIRAS, de acordo com as teses de Eric Hobsbawm sobre os nacionalismos modernos?

Alternativas:

a)
V, V, F.

b)
V, F, V.

c)
V, F, F.

d)
F, F, V

e)
F, V, V.

4)
Analise cuidadosamente os eventos elencados abaixo:

A. Guerra contra a França;

B. Proclamação do Império Alemão;

C. Guerra contra a Áustria;

D. Nomeação do chanceler Otto von Bismarck;

E. Guerra contra a Dinamarca.

A trajetória de unificação alemã é marcada por uma série de conflitos políticos e militares. Assinale a alternativa que ordena corretamente os acontecimentos elencados acima:

Alternativas:

a)
A-B-D-E-C.

b)
C-A-D-B-E.

c)
B-D-C-E-A.

d)
D-E-C-A-B.

e)
D-B-E-A-C.

Soluções para a tarefa

Respondido por maurofilho300
9

Resposta:

1- e) O autor entende as nações como decorrência da forma assumida pelo Estado num dado momento histórico, e não o inverso.

2- a) Revolução Francesa.

3- d) F, F, V

4- d) D-E-C-A-B.

Explicação: fonte: CONFIA

Respondido por vanessafonntoura
6

1-  A alternativa que sintetiza a ideia de nação, Estado-cidadão, é e) O autor entende as nações como decorrência da forma assumida pelo Estado num dado momento histórico, e não o inverso.

2- A revolução citada que menciona referência para com os movimentos nacionalistas, com a revolução que criou um modelo e um referencial ideológico, pode ser afirmado como a) Revolução Francesa.

3- Sobre os nacionalismos modernos podemos entender que as nações de fenômenos por serem construídos pelo alto e compreendido por análise de baixo. Logo, a alternativa correta é a d) F, F, V.

4- A alternativa que ordena os acontecimentos elencado se apresenta pela ordem d) D-E-C-A-B considerando que os acontecimentos foram Guerra contra a França, Proclamação do Império Alemão, Guerra contra a Áustria, nomeação do chanceler Otto von Bismarck e, por último, Guerra contra a Dinamarca.

O que é o nacionalismo?

É um conceito referente a defesa de uma nação que deveria ser congruente com o Estado. Enquanto um tipo demovimento, ele tende a promover seus interesses considerando uma nação em particular.

Leia mais sobre nacionalismo em https://brainly.com.br/tarefa/3633187

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes