Física, perguntado por rockleeMILGRAU, 1 ano atrás

1. As informações sobre André Rebouças foram extraídas do livro Negras
enegros inventores, cientistas e pioneiros, de Carlos Machado. Nessa
obra, o autor afirma que a imagem do afrodescendente está muito mais
associada ao trabalho braçal, aos esportes e à música, mas raramente
se fala de intelectuais e cientistas afrodescendentes. Tomando como
base os meios de divulgação (jornais, revistas e internet), você concorda
com o autor?
2. após conhecer a trajetória de André Rebouças e sua contribuição para a ciências, pesquise outro(a) intelectual ou cientista afrodescente, de qualquer parte do mundo, e apresente sua história e seu legado para os demais colegas.
3. considerando os intelectuais/ cientistas pesquisando e apresentados, responda: foram mencionadas situações de preoicneceito vivenciadas por eles em algum momento, seja na vida pessoal, seja na profissional? em caso afirmativo, discuta com seus colegas como tais episódios podem ter influenciado a carreira deles e o legado que deixaram para a ciência. ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jhullysiqueira605
45

1 R= É pessoal apenas você poderá responder

2 R= Katherine Johnson

Falecida em fevereiro deste ano aos 101 anos, Katherine Johnson deixou um legado extremamente importante para mulheres na ciência e o avanço da tecnologia. Desde pequena, a matemática era uma aluna prodígio: aos 14 anos, ela terminou o ensino médio e , aos 18, recebeu seu diploma universitário. Mais tarde, en 1953, Johnson começou a trabalhar na Nasa como “computadora” – nome dado às mulheres que, na época, faziam os cálculos matemáticos à mão, já que os computadores eletrônicos ainda não existiam.

3 R= Na história de Katherine Johnson, não houve momentos em que ela sofreu algum preconceito ou racismo.


rockleeMILGRAU: né André Rebouças não?
rockleeMILGRAU: Não há Katherine aí não
Respondido por torres320
7

1) Infelizmente, concordo com o autor. Esta questão é pessoal, mas segue uma sugestão de resposta para você se inspirar.

Afrodescendentes e o trabalho

É comum vermos afrodescendentes se ocupando de trabalhos mais braçais. Poucos são os que têm oportunidades de se inserirem no meio científico, encarado como intelectualizado pela sociedade.

Saiba mais sobre leis antirracistas em em: https://brainly.com.br/tarefa/41661434

2) Seguem alguns nomes de cientistas negros e afrodescendentes:  Alfred Oscar Coffin,  George Washington Carver e Sonia Guimaraes.

Racismo e ciência

De acordo com dados oficiais, há muito o ser feito em relação à inserção de negros e afrodescendentes nas universidades. Nesse sentido, vale destacar a professora Sonia Guimaraes, que foi a primeira doutora em física negra do Brasil. Ela adiou a aposentadoria para conseguir dar aula para a primeira turma de alunos cotistas da instituição em que trabalha.

Leia mais sobre preconceito racial em: https://brainly.com.br/tarefa/45591492

3) Sim, os negros e afrodescendentes mencionados no item acima  vivenciaram problemas.

Professora Sonia Guimaraes

É uma profissional de excelência e coleciona títulos como "a primeira doutora em física negra brasileira" e "a primeira a ter diploma de nível superior em sua família". Segundo ela, foi sempre uma luta, mas nunca desistiu. Por isso, queria presenciar o pioneirismo dos alunos cotistas também.

Saiba mais sobre negros e a poesia em: https://brainly.com.br/tarefa/45953279

Bons estudos!

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes