História, perguntado por gleydsonsousagomes12, 8 meses atrás

1. Apresente os motivos que levaram ao fim da Monarquia e a proclamação da República.


2. Explique como se deu o processo de tomada de poder no dia 15 de novembro, e cite seus principais líderes.


3. "A consolidação da República liberal (1889-1930) foi completada com a sucessão de Prudente de Morais (1894-1898) por outro paulista, Campos Sales (1898-1902), que em seu governo concebeu um arranjo conhecido como política dos governadores".Fonte: Adaptado de FAUSTO, Boris. "História do Brasil". São Paulo: Edusp, 1995, p.258. Apresente duas características da chamada Política dos Governadores.


4. A República Oligárquica ficou caracterizada pelo sistema político contaminado por interesses regionais. Esse tipo de política acabou por produzir fenômenos como o ―voto de cabresto‖ e o ―clientelismo‖, típicos de um fenômeno maior conhecido como:

a) Anarquismo

b) Coronelismo.

c) Fascismo

d) Peronismo.

e) Absolutismo


com a assinatura do Pacto de Ouro Fino, entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. Esse conceito refere-se ao revezamento dos candidatos lançados à presidência por essas duas oligarquias. Segundo esse pacto, paulistas e mineiros alternavam-se na presidência da República. O nome ―café com leite‖ faz referência ao fato de que São Paulo era o maior produtor de café do Brasil, enquanto que Minas Gerais era o maior produtor de leite. Economia. No campo econômico, o Brasil seguiu com grande dependência do café. O grande produtor dele no Brasil era o estado de São Paulo. No começo do século XX, os cultivadores começaram a aumentar a quantidade de café produzida, o que acarretou a queda do preço desse produto .Visando defender seus interesses, os cafeicultores reuniram-se no Convênio de Taubaté. Nesse convênio, decidiu-se que o governo brasileiro compraria o excedente de sacas de café com o objetivo de controlar o preço desse produto no mercado internacional. Isso garantiria os lucros dos fazendeiros e resolveria a questão do preço do café. Na Primeira República também aconteceu um pequeno desenvolvimento industrial, sobretudo no Estado de São Paulo. O desenvolvimento industrial em São Paulo foi, em parte, financiado pela prosperidade do negócio cafeeiro e a cidade de São Paulo concentrou grande parte desse crescimento industrial. As indústrias receberam um grande número de trabalhadores imigrantes e o crescimento industrial resultou no surgimento do movimento operário do Brasil, sobretudo a partir de 1917, quando aconteceu a Revolução Russa.

Seu nome completo *


5. (UFMG/Adaptada) A charge abaixo faz referência à:

Imagem sem legenda

a) REAÇÃO REPUBLICANA, conflito entre as oligarquias mineira e paulista e os coronéis dos estados do Sul e do Nordeste.

b) ALIANÇA LIBERAL, formada pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul no contexto da crise da República Velha.

c) CAMPANHA CIVILISTA, articulada por Rui Barbosa com o objetivo de dominar os executivos estaduais.

d) POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE, caracterizada pela alternância de políticos mineiros e paulistas na Presidência da República.


6. Explique a origem do termo "Café com leite" para definir o período da república brasileira do final do século XIX até 1930.

7. (VUNESP) ―Completaram-se, ontem e hoje, 99 anos da reunião dos presidentes de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro que culminou no Convênio de Taubaté. A primeira crise global do café foi provocada pela triplicação da produção brasileira na década de 1890 — de 5,5 milhões a 16,3 milhões de sacas (…). (Folha de S.Paulo, 27.02.2005. Adaptado.) Do Convênio de Taubaté, origina-se a Política de Valorização do Café, que se constituiu: (0,5)
a) Na isenção tributária sobre todas as mercadorias e serviços relacionados com o café, como o transporte ferroviário.
b) Na proibição de se plantar novos cafeeiros no prazo mínimo de 10 anos, até a produção igualar-se ao consumo externo.
c) No acordo entre todos os países produtores e exportadores de café de diminuírem a produção em 25% em 5 anos.
d) No controle dos preços do café por meio da compra da produção excedente, por parte do governo brasileiro.
e) Na criação de um imposto sobre cada saca de café exportada e no incentivo à criação de fazendas de café no Espírito Santo.
8. Caracterize o desenvolvimento industrial do Brasil na Primeira República.

Soluções para a tarefa

Respondido por laisbernades12400
11

Resposta:

1)Foram causas que levaram ao fim da Monarquia no Brasil a abolição da escravatura, a Guerra do Paraguai e as mudanças no contexto histórico internacional

Perguntas interessantes