História, perguntado por cris4100, 11 meses atrás

1)"Ao contrário da festa oficial, o carnaval era o fundo de uma espécie de libertação temporária da verdade dominante e do regime vigente, de abolição provisória de todas as relações hierárquicas, privilégios, regras e tabus. Era a autêntica festa do tempo, a do futuro, das alternâncias e renovações."

O trecho de texto de Mikhail Bakhtin aponta para uma determinada interpretação das manifestações populares, em especial o carnaval, qual seja:

Alternativas:

a) O carnaval seria um momento no qual as classes dominantes aceitavam de forma espontânea as manifestações de rebeldia das classes populares.
b) As classes subalternas projetavam o carnaval de forma consciente com o objetivo de contestar o poder classe dos dominantes e promover revoluções sociais.
c) O carnaval seria uma festa popular que, no contexto cultural de sua época, as classes populares utilizavam também para contestarem o domínio das classes dominantes pelo tempo em que transcorriam as festas.
d) Na perspectiva de Bahktin, o carnaval seria um "momento cultural" no qual os papeis sociais se invertiam de forma grotesca com o objetivo de anular as tensões entre as classes.
e) A hierarquia era atacada, de forma simbólica, pelo carnaval popular, tendo como pano de fundo cultural a crítica à nobreza e ao clero protestante.

2)"Portanto, essa era uma cultura de formas conservadoras, que recorria aos costumes tradicionais e procurava reforçá-los. As formas são também não racionais; não apelam para a "razão" por meio do panfleto, do sermão ou do palanque do orador. Elas impõem uma variedade de sanções pela força, o ridículo, a vergonha, a intimidação. Mas o conteúdo ou os significados dessa cultura não podem ser qualificados facilmente de conservadores, porque na realidade social o trabalho se libera cada vez mais, década após década, dos controles senhoriais, paternais, da paróquia e da corporação, distanciando-se da dependência direta em que ficavam a princípio os clientes da gentry. Em consequência, temos urna cultura costumeira que não está sujeita, em seu funcionamento cotidiano, ao domínio ideológico dos governantes. A hegemonia suprema da gentry pode definir os limites dentro dos quais a cultura plebeia tem liberdade para atuar e crescer; mas como essa hegemonia é laica, e não religiosa ou mágica, pouco pode fazer para determinar o caráter dessa cultura plebeia."

Sobre o conceito de cultura popular, presente no texto, podemos afirmar:

Alternativas:

a) A cultura popular nunca é conservadora, pois sempre busca contestar o poder das classes dominantes.
b) O autor relativiza a noção que interpreta a cultura popular como conservadora.
c) A cultura popular é povoada de crenças mágicas e superstições que facilitam o domínio de classe da gentry.
d) A cultura popular nunca está subordinada à cultura das elites.
e) O autor busca entender a racionalidade da cultura popular.

3)"O fato marcante da Revolução Industrial foi o de ela ter iniciado uma era de produção em massa para atender às necessidades das massas. Os assalariados já não são mais pessoas trabalhando exaustivamente para proporcionar o bem-estar de outras pessoas; são eles mesmos os maiores consumidores dos produtos que as fábricas produzem. A grande empresa depende do consumo de massa. Em um livre mercado, não há uma só grande empresa que não atenda aos desejos das massas. A própria essência da atividade empresarial capitalista é a de prover para o homem comum. Na qualidade de consumidor, o homem comum é o soberano que, ao comprar ou ao se abster de comprar, decide os rumos da atividade empresarial."

Nesse excerto, o autor consagra uma determinada visão e entendimento da sociedade capitalista ocidental, qual seja:

Alternativas:

a) O verdadeiro ator do capitalismo industrial é o homem comum, de classe média alta, que vende sua força de trabalho por altos salários.
b) O capitalismo industrial está condicionado a lei da oferta e da procura, em especial em relação ao desejo dos assalariados.
c) A industrialização foi marcada pelo progresso do homem em seu enfrentamento com a natureza e melhorou de maneira uniforme o padrão de consumo dos ingleses.
d) O capitalismo está ancorado na luta entre classes sociais, em especial na luta entre patrões e empregados.
e) Trata-se de uma visão liberal de sociedade e economia, na qual a presença do Estado serve para regular as funções das empresas e dos consumidores.

Soluções para a tarefa

Respondido por cristianowilerson
8

Resposta:

A resposta correta é:

1-C, 2-B, 3-B, 4C

Explicação:


sabrinapiqui: esta tudo certo obg!!
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