1- antigamente qual era a concepção que se tinha sobre a idade média? por quê?
2- cite três características da idade média segundo Jacques Le Goff:
3-quem os romanos denominavam "bárbaros" ?
4-quem era os "vândalos" na antiguidade?
5- atualmente, qual é o significado dos termos: BÁRBARO E VÂNDALO:
6-explique qual foi a importância da conversão e batismo de Clóvis:
7- podemos estabelecer a importância do rei Clóvis em três grandes atos. quais?
8- na idade média a SERVIDÃO era uma forma de trabalho. explique o sistema de servidão:
9-"podemos afirmar que SERVIDÃO e ESCRAVIDÃO significam a mesma coisa". essa afirmação é verdadeira? Explique:
10- ...desenhe e explique a pirâmide social representando a sociedade feudal:
preciso urgente >>>>
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Renascentistas e iluministas viam a Idade Média como um período de obscuridade e ignorância, devido às guerras, à fome e ao crescente autoritarismo da Igreja na época. Todavia, trata-se de uma visão exagerada que ainda hoje possui adeptos. Com efeito, as universidades são um produto da Idade Média, e os progressos econômicos obtidos entre os séculos XII e XV permitiram que nações ocidentais se lançassem para o Novo Mundo.
2 - Economia rural, descentralização política e forte poder da Igreja.
3 - Os romanos chamavam de bárbaros os povos cuja língua e cultura não compreendiam, sobretudo povos célticos e germânicos. Era um preconceito de viés cultural.
4 - Os vândalos foram um dos povos germânicos que invadiram a Península Ibérica no século V d.C., quando Império Romano Ocidental já estava em declínio. Anos depois, cruzaram o Estreito de Gibraltar e estabeleceram um reino no norte da África onde outrora ficava Cartago. O reino durou cerca de 100 anos, até ser destruído nas Guerras Justinianas.
5 - Bárbaro significa um indivíduo asselvajado e violento. Vândalo é quem dilapida patrimônio público ou privado.
6 - A conversão e o batismo de Clóvis marcam o início da Dinastia Merovíngia e da própria nação francesa, que passaria a contar com forte apoio político da Igreja.
7 - Dentre os principais atos de Clóvis: vitória militar decisiva contra os alamanos, a conversão ao Cristianismo e a codificação da Lei Sálica.
8 - A servidão na Idade Média funcionava resumidamente da seguinte maneira: os senhores concediam terras aos servos para fins de plantio, e estes, em troca, deveriam entregar parte de sua produção aos senhores na forma de corveia e pagar impostos relativos ao uso das instalações e das ferramentas (as chamadas banalidades).
9 - A servidão medieval é diferente da escravidão. Naquela, existe uma relação de vassalagem e lealdade entre o senhor e o servo, conhecida por comitatus. Além disso, o servo poderia tomar para si uma parte de sua produção, segundo previa o colonato. Tais elementos são incomuns num regime de escravidão.
10 - Na base da pirâmide social, estavam os servos. Mais acima estavam o clero e a nobreza feudal.