1) Analise o excerto que segue:
"Na década de 1950 ou, mais precisamente, em 1957 – com a publicação do livro Estruturas Sintáticas pelo linguista Noam Chomsky -, ocorre uma nova revolução no modo como a linguagem é analisada através do surgimento da chamada gramática gerativa [...]. Seu fundamento está centrado em uma profunda crítica ao behaviorismo, representado pelo clássico trabalho de Skinner, intitulado Verbal Behavior (1957), obra profundamente marcada pela postura mecanicista do empirismo. Chomsky ressalta o componente criativo da linguagem humana, indicando o papel primordial desempenhado por determinados processos mentais que são inerentes à nossa espécie. A natureza da linguagem é, assim, relacionada à estrutura biológica humana, e a teoria linguística passa a ter o objetivo de explicar o funcionamento de um órgão mental particular responsável pelo funcionamento da linguagem humana." (MARTELOTTA, M. E. (org,). Manual de Linguística.2. ed., 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017.)
O papel do estímulo externo fica restrito à função de ativar o funcionamento desse órgão mental, o que se dá através da experiência do indivíduo em contato constante com a língua da comunidade onde nasceu
porque
a experiência estimula a faculdade da linguagem, já prevista na estrutura biológica humana, a criar uma gramática que, respeitando seus princípios básicos, gera frases com propriedades formais e semânticas.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Os estudos referentes à Linguística Textual tiveram início na década de 60 do século XX, na Europa, desenvolvendo-se como ciência da estrutura e do funcionamento dos textos e passando por três fases distintas. Relacione cada uma das fases da Linguística Textual apresentadas a seguir às suas características:
1. Análise transfrástica
2.Gramática Textual
3.Teoria do texto
(a) Fase centrada na investigação da constituição, o funcionamento, a produção e a compreensão dos textos em uso; considerando o contexto programático.
(b) Parte da frase para o texto. Busca ir além do limite da frase, explicando fenômenos linguísticos que, na visão dos linguistas do texto, não encontravam explicação nas teorias formalistas (limitadas ao nível da frase).
(c) Propõe o texto como objeto central da linguística. Define competência textual do usuário como sistema de regras finito e recorrente, partilhado (internalizado) por todos os usuários de uma língua.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação entre as colunas.
Alternativas:
a)
1c-2b-3a
b)
1b-2c-3a
c)
1a- 2b-3c
d)
1a- 2c-3b
e)
1c-2a- 3b
3)
Analise a imagem a seguir:
Fonte: a autora
O esquema apresentado se chama representação arbórea e foi utilizado na primeira elaboração do modelo Gerativista, conhecida como gramática transformacional, para mostrar:
Alternativas:
a)
como os itens gramaticais organizam-se entre si através de relações estruturais, chamadas marcadores sintagmáticos e podem sofrer regras de transformação de modo a formar outras sentenças.
b)
a inter-relação entre diferentes itens gramaticais em uma mesma sentença para formar um todo dotado de significação, ou seja, de que forma palavras se unem para se transformarem em frases, e as frases em textos coesos e coerentes.
c)
a aplicação de regras de transformação na construção das chamadas gramaticas do texto, cuja principal função era prescrever, descrever ou analisar as evoluções históricas da língua portuguesa no último século.
d)
o esquema de aprendizagem postulado por Skinner e utilizado por Bloomfield. Para ele, a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis.
e)
com precisão o sistema de regras que, então se assumia como o conhecimento linguístico existente na mente do falante de uma língua. Tal esquema serviu de base para as primeiras pesquisas da linguística textual.
Soluções para a tarefa
1 - A alternativa correta seria a letra A.
Assim sendo, o papel do estímulo externo fica restrito à função de ativar o funcionamento desse órgão mental, o que se dá através da experiência do indivíduo em contato constante com a língua da comunidade onde nasceu, pois a experiência estimula a faculdade da linguagem, já prevista na estrutura biológica humana, a criar uma gramática que, respeitando seus princípios básicos, gera frases com propriedades formais e semânticas.
2 - A alternativa correta seria a letra B.
Nesse sentido, a análise transfrástica trata - se de um frase de investigação, a gramática textual compreende a norma culta da língua portuguesa em sua norma culta seja falada ou escrita, a teoria do texto compreende as parâmetros que constroem o texto.
3 - A alternativa correta seria a letra A.
Nesse contexto a gramática transformacional visa mostrar os itens gramaticais organizam-se entre si através de relações estruturais, chamadas marcadores sintagmáticos e podem sofrer regras de transformação de modo a formar outras sentenças.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/7293084
Bons estudos!