1.“A União Europeia (UE) atrai muitos imigrantes, principalmente a porção mais rica do bloco. Imigrantes vindos das ex-colônias europeias, em especial da África e da Ásia, procuram se estabelecer em suas antigas metrópoles. […] Também é significativa a imigração dos países mais pobres do Leste Europeu para a porção mais rica da União Europeia. "
Sobre a questão imigratória na Europa, especialmente na União Europeia (UE), podemos afirmar que
I- O Espaço Schengen, constituído, dentre outros, por todos os países que compõem a UE, foi implantado por um acordo, em 1985, e prevê o fim do controle das fronteiras e a livre circulação de pessoas entre os países membros.
II- A livre circulação de pessoas entre os países da UE tem se mostrado um problema, por isso os países membros tentam impedir qualquer fluxo imigratório, uma vez que quem consegue entrar em um dos países do bloco pode circular livremente pelos demais.
III- Em virtude da imigração magrebina, uma das principais comunidades muçulmanas na UE encontra-se na França e sua presença funciona como pretexto para campanhas políticas de cunho xenofóbico.
IV- Do ponto de vista econômico, o fluxo de imigrantes tem impactos positivos, pois ameniza o processo de envelhecimento da população e fornece mão de obra barata para a maioria das funções rejeitadas pelos europeus.
V- Os fluxos imigratórios têm grande impacto demográfico na UE, visto que a
maior parte do crescimento populacional do bloco não decorre do crescimento vegetativo, mas sim dos saldos migratórios.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
a) I, II e IV
b) I, II e V
c) I, III e V
d) II, III e IV
e) III, IV e V
2. Referente à União Europeia - A UE é INCORRETO afirmar:
a) É um bloco econômico criado em 1992 para estabelecer uma cooperação econômica e política entre os países europeus.
b) É um dos exemplos de blocos mais avançados apresentando uma integração econômica, social e política, moeda comum, livre circulação de pessoas e funcionamento de um Parlamento Europeu formado por deputados dos países membros e eleitos pelos cidadãos.
c) Atualmente são 28 países membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Portugal, em 2011 e Reino Unido por meio de um plebiscito em junho de 2016 decretaram a saída do bloco econômico.
d) A organização que foi essencial para a integração da Europa e a criação da União Europeia foi a Comunidade Econômica Europeia (CEE), ou, também conhecida como Mercado Comum Europeu (MCE).
e) A CEE foi criada em 1957 e foi formada nessa época apenas pela: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Esta organização também era chamada de "Europa dos 6".
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
letra e: III, IV e V
Explicação:
I) Incorreta. o Espaço Schengen não acabou com as fronteiras, apenas tornou a circulação mais livre entre seus integrantes, ainda controlando a entrada de imigrantes.
II) Incorreta. A livre circulação não é um problema para todos os países da UE. O que há, na verdade, é um conflito entre aqueles que apoiam a recepção de imigrantes - como o caso da Alemanha - e aqueles que não apoiam - como a Polônia e o próprio Reino Unido.
Perguntas interessantes