Geografia, perguntado por Rosicleid19891, 5 meses atrás

(1) A partir de 192, Envernos socialistas do Leste Europeu começaram a desmoronar e aderiram à economia de mercado. A tirinha a seguir se refere a um desses acontecimentos. Faça uma pesquisa e explique o que esta representado nela. IUGOSLAVIA/ SERVIA P CROACIA MACEDONIA

Soluções para a tarefa

Respondido por KusmaKusma
0

Ao observar a tirinha podemos concluir que a Iugoslávia, com o passar do tempo teve uma grande separação de seu território. Antes sendo a junção dos antigos reinos esloveno, croata e sérvio e, atualmente, formando os países:

  • Kosovo
  • Sérvia
  • Montenegro
  • Bósnia-Herzegovina
  • Macedônia
  • Croácia
  • Eslovênia

A Dissolução da Iugoslávia

A Dissolução da Iugoslávia foi uma série de conflitos e irregularidades políticas que levaram à dissolução da Iugoslávia (República Federativa Socialista da Iugoslávia, SFRJ da Iugoslávia, ou simplesmente RFSI). A RSF Iugoslávia era um país que ocupava uma extensão de terra que atualmente se estende da Europa Central aos Balcãs, uma região de conflito étnico histórico.

O país era um grupo de seis repúblicas regionais e duas províncias autônomas, divididas por etnia e divididas em vários países independentes na década de 1990. Essas oito entidades federais tornaram-se seis repúblicas: Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Montenegro, Sérvia, e as duas províncias autônomas de Kosovo e Voivodina permaneceram com a Sérvia.

Desde 1465 a Bósnia e Herzegovina não existia mais como um estado etnicamente misto, com 44 muçulmanos bósnios, 33 sérvios bósnios, 18 croatas bósnios e outras minorias.

A distribuição geográfica dos grupos étnicos que compunham a Iugoslávia explica o fato de que cada nação tinha uma população em cada uma das seis repúblicas. A Iugoslávia tornou-se um país com sete fronteiras, seis repúblicas, cinco nacionalidades, quatro línguas, três religiões, dois alfabetos e um líder.

Dado que a estrutura demográfica da Bósnia incluía uma população de sérvios e croatas em aproximadamente 50, as noções de independência foram baseadas mais na etnia do que na nação, controle sobre territórios, abertura a diferentes interpretações e as grandes áreas: Bósnia, Croácia e Sérvia, foram considerados territórios disputados.

Os principais elementos que alimentaram a discórdia foram a formação do Reino da Iugoslávia, a guerra civil e o genocídio praticado pelo Estado Independente da Croácia durante a Segunda Guerra Mundial, a ideia de “Grande Sérvia” e os ajustes balcânicos do pan-eslavismo.

Para saber mais a respeito de Iugoslávia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4371742

#SPJ4

Perguntas interessantes