1. A palavra filosofia é de origem grega . É composto por philos e Sophia . Philos significa amizade, amor, enquanto Sophia significa sabedoria . podemos dizer que filosofia quer dizer amor e sabedoria e filósofo é aquele que tem amizade ao saber é o amigo do saber , aquele que preza o conhecimento. a filosofia, portanto, nasceu dá vontade do homem entender melhor a natureza, entender melhor o mundo e os seus problemas. Nasceu da reflexão sobre a vida .
Questão: com base no texto e no que foi estudado anteriormente, elabore um conceito de filosofia e explique o sentido da palavra filósofo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
filósofo é a pessoa amante da sabedoria , aquela que busca frequentemente o conhecimento . Surge um filósofo quando ele tem dúvidas da "vida" ele quer respostas em tudo , ele busca o porque nas coisas , e amando conhecer e saber , ele aprende .
A filosofia, por sua etimologia, é busca. A amizade pela sabedoria implica buscar incessantemente a sabedoria, o conhecimento e a verdade, que bem podem ser sinônimos.
Esta busca amigável implica, por si, cuidar da sabedoria, ou seja: não prostituí-la em quaisquer discussões banais e sem rigor. Assim, nascendo do espanto (thaumazein), a filosofia nunca termina: é uma apreensão sempre efêmera dada a própria constituição humana, o que não significa dizer que é uma apreensão falsa ou ilusória.
Neste sentido, a reflexão filosófica consiste em alguns passos:
- Anamnese: Mnemosine era a deusa grega da memória. "Amnésia" é o esquecimento. Anamnese, portanto, é o desesquecimento: rastreia-se aqui a origem das próprias crenças
- Meditação: Estar atento à realidade: aqui, deixa-se que a realidade fale.
- Dialética: Aqui conversamos com a tradição filosófica com base nas nossas próprias meditações.
- Expressão: tornar a própria experiência cognitiva reprodutível para outras pessoas.
A reflexão filosófica, em suma, consiste nestes quatro passos, que podem ainda ser sintetizados em um único: atenção à realidade e à própria consciência.
É só com este jogo bem fundamentado que a atitude filosófica surge: a atitude pontual, o momento ativo para com o mundo exterior, onde os problemas específicos surgem, são peneirados e colocados com rigor pelo filósofo.
Para saber mais sobre filosofia: brainly.com.br/tarefa/39011711