1) A Europa medieval se formou por meio de um processo que combinava elementos de origem romana, germânica e religiosa. Dos germanos, a herança consistiu no:
a) colonato, espécie de relação monetária com a terra, onde a compra do lote se dava através de indicação parental.
b) colonato, de origem germânica, era a relação de trabalho do camponês com o dono da terra, em troca de proteção e moradia.
c) comitatus, de origem germânica, era a relação de fidelidade (servir e honrar) entre os guerreiros e o chefe militar.
d) latim, língua de origem anglo e saxão, que com o tempo passou a adotar o inglês como universal.
Soluções para a tarefa
Hey,
respondendo a sua pergunta:
A resposta correta é a letra c) comitatus, de origem germânica, era a relação de fidelidade (servir e honrar) entre os guerreiros e o chefe militar. Dos germanos herdou o comitatus, que era em um grupo de guerreiros unidos a um chefe militar, a quem deviam servir e honrar.
Espero ter ajudado cara :)
É correta a alternativa C, tendo sido o Comitatus a base simbólica e teórica do Feudalismo, que seria o principal modelo político e econômico da Europa durante a Idade Média.
Entre os Germanos havia o entendimento de que havia um líder central e líderes regionais, e que, em tempos de guerra, os líderes regionais deveriam obedecer ao líder central, de modo a garantir a segurança de todos.
Isto foi adaptado para o Feudalismo na figura de Suseranos e Vassalos, que recriavam esta ligação entre alguém que manda localmente (o Vassalo) e alguém que organiza o poder central (o Suserano)