05. Em 1585, os colonos de São Vicente, São Paulo e Santos enviaram uma petição ao capitão-mor de São Vicente na qual solicitaram uma autorização para organizar uma expedição de guerra contra uma comunidade indígena, justificando “(...) que Sua Mercê com a gente desta dita capitania faça guerra campal aos índios denominados carijós, os quais a têm há muitos anos merecida por terem mortos de quarenta anos a esta parte mais de cento e cinqüenta homens brancos (...)”.O contexto no qual essa petição foi elaborada nos permite afirmar que: * 1 ponto
A) a escravidão indígena foi a solução adotada principalmente nas áreas mais prósperas, como Pernambuco e Bahia, onde a exportação açucareira exigia um elevado contingente humano para a realização do trabalho.
B) a escravidão indígena foi usada em toda a colônia, como solução econômica secundária para a falta ou escassez de escravos africanos, mas fracassou, dentro do contexto de exploração colonial, como solução principal para o problema da mão-de-obra.
C) a utilização da mão-de-obra indígena se fazia necessária nesse momento pela falta de braços africanos, já que essa região era uma importante fonte de renda para a metrópole.
D) não ocorreram conflitos entre os diferentes grupos nativos, o que dificultava a ação das expedições de apresamento indígena, que constantemente enfrentavam o perigo e a morte para realizar a captura de mão-de-obra.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra B
Explicação:
A mão-de-obra escrava indígena foi muito utilizada na segunda metade do século XVII, principalmente no Maranhão. Os índios foram usados em pequenas lavouras e também na exploração das "drogas do sertão". A falta e o alto custo dos escravos africanos fizeram com que os colonos optassem pelos índios. O uso dos nativos como escravos teve forte oposição dos jesuítas, que entraram em conflito com os colonos da região. Foi somente em 1682, com a criação da Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão, que a mão-de-obra indígena começou a deixar de ser usada, sendo substituída pelos escravos africanos.
O contexto no qual a petição enviada ao capitão-mor de São Vicente foi elaborada nos permite afirmar o que está colocado na letra B) a escravidão indígena foi usada em toda a colônia, como solução econômica secundária para a falta ou escassez de escravos africanos, mas fracassou, dentro do contexto de exploração colonial, como solução principal para o problema da mão-de-obra.
No período do Brasil Colonial, a mão de obra utilizada pelos portugueses foi a indígena, na qual os europeus utilizavam os nativos para que pudessem exercer as atividades econômicas. Os indígenas ganhavam escambo de alguns objetos, em troca de extraírem o pau-brasil.
Esse tipo de escravização só se deu pela falta de escravos africanos, e por isso ela era tida como uma solução econômica secundária.
No entanto, essa forma de escravização não fez sucesso, e era preciso inovar na solução do problema da mão de obra colonial.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/11388142