04.Considere as cantigas trovadorescas, do gênero lírico especialmente, como documentos que permitem compreender os padrões comportamentais da Idade Média, mais especificamente da Península Ibérica. A partir desse pressuposto, responda: (1.0)
A) A cantiga de amigo é uma expressão caracteristicamente folclórica, porque é fruto de uma cultura popular. No entanto, sua estrutura temática e técnica permite concluir que ela apresenta vestígios de erudição, isto é, verifica-se a prática do amor cavalheiresco amplificada na complexa disposição do paralelismo.
B) Na cantiga de amigo, o sentimento expresso é feminino, pois a relação abordada é de abandono: a mulher lamenta a ausência do namorado (amigo). O cenário bucólico destaca a natureza como componente decisivo, além do uso do refrão e do paralelismo, desdobramento de estrofes com alterações no final dos primeiros versos.
C) A cantiga de amor é um ícone da cultura provençal e, por isso mesmo, foi veiculada nos ambientes aristocráticos ou palacianos (corte). Nela, o sentimento expresso é masculino, ou seja, o homem dirige-se à mulher, elevando-a à condição de ser sublimado. Não há nessa cantiga estrutura semelhante ao paralelismo, o que nos leva a concluir que seu perfil intelectual é menos elaborado, deixando entrever certo fundo de coloquialismo.
D) A cantiga de amor fixou artisticamente uma relação social: a suserania e a vassalagem. Em sua estrutura, a mulher exerce a função de suserana, e o trovador, apaixonado, faz o papel do vassalo fiel. Assim, ao ser abordada, a mulher, até então inacessível, entrega-se ao amor carnal sem limites. Esse modelo de relacionamento amoroso fica claro na cantiga quando o poeta (ou trovador) recorre à figura de certos deuses mitológicos que simbolizam a atração entre os amantes.
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Resposta:
LETRA D
Explicação:
confia
hugogabriel56:
certeza?
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