03 - Após a Guerra Civil Americana, os EUA consolidou-se como a maior potência econômica e militar no
continente americano. Explique quais doutrinas e emendas políticas foram criadas para justificar
o processo de imperialismo norte-americano sobre os demais povos da América Latina a partir do
século XIX.
Soluções para a tarefa
*RESPOSTA/EXPLICAÇÃO*
Os Estados Unidos havia decidido o exercer domínio sobre o continente americano, em que a sociedade estadunidense pensava e acreditava que sua missão Divina era dominar, impor e intervir sua cultura aos demais povos americanos dando assim o pensamento chamado de Destino Manifesto.
Desta maneira diminuindo os possíveis interesses dos europeus em recolonizar suas antigas colônias doutrina Monroe era entendida como um lema "a América para os americanos" porém os interesses políticos e econômicos daquela sociedade levaram ao desvirtuamento da doutrina.
As duas doutrinas adotadas neste sentido pelos Estados Unidos da América foram a Doutrina Monroe, adotada em 1823, e a Doutrina Roosevelt (também conhecida como "política do Big Stick"), adotada em 1904, mas em referência às ideias do Século XIX. A principal Emenda neste sentido foi a Emenda Platt, que permitia aos Estados Unidos "interferir", por exemplo, na política cubana.
Por meio destas iniciativas, acompanhas da profissionalização e expansão de suas forças armadas, os Estados Unidos rapidamente se tornaram uma potência local, tomando iniciativas em países como o Panamá, Guatemala, Nicarágua e Cuba, tendo estabelecido uma espécie de "imperialismo em escala reduzida" na América Central no mesmo período em que as nações europeias expandiam o seu domínio sobre África e Ásia.